Você também não faz a mínima ideia da diferença entre ser nerd e ser geek? Então sente-se que eu vou explicar. 😉
Etimologicamente, os termos são muito diferentes: A palavra “geek” deriva de “geck”, uma palavra alemã que significa “bobo”, a expressão surgiu no século 19. Já “nerd” é um termo que foi criado nos Estados Unidos durante a década de 1960, ela foi originada a partir da gíria em inglês “nert”, cujo significado é “louco”.
Porém, nos dicionários de língua inglesa, nerd e geek tem exatamente o mesmo significado: pessoas inteligentes e tímidas que gostam de tecnologias e sabem muito sobre os assuntos que lhe interessam. Além de toda esta teorização das palavras, quem adere a uma destas tribos acredita que há sim uma grande diferença entre os títulos.
Em 2013 Burr Settles, engenheiro de softwares, estudou 2,6 milhões de postagens no Twitter para fazer uma associação entre as palavras mais utilizadas na associação de cada termo. O que ele descobriu foi que “nerd” era mais relacionado as palavras “SUDOKU”, “PALESTRAS” e “OXFORD”, ou seja, nerd é aquele que estuda muito. Já “geek” teve relação com as palavras “CULTURA”, “TECNOLOGIA” e “iPOD”, o que significa que o termo é dado a pessoas viciadas em games, filmes e tecnologia.
Por mais que este método não possa ser considerado oficial para classificar o real sentido da palavra, ele serve para mostrar a visão das pessoas em relação a esta diferença, o que, no final, conta muito mais do que uma “análise etimológica”.
Então, você já sabia disto? É um nerd ou um geek? Comente!