O Château de Châteaubriant é um castelo medieval localizado na comuna de Châteaubriant na França. O castelo original foi fundado no século 11 na fronteira oriental da Bretanha e foi restaurado várias vezes durante a Idade Média. Após a Revolução Francesa, o castelo foi vendido e dividido várias vezes, até que foi finalmente transformado em um centro administrativo, onde havia a sede da prefeitura, um tribunal e uma delegacia de polícia. Todos estes escritórios fecharam depois de 1970 e hoje em dia o castelo está parcialmente aberto aos visitantes
Porém, você não veio até aqui para ouvir sobre a história da França ou de um Châteou específico, mas sim para saber o que acontece lá de tão misterioso ou paranormal que mereça ser contado. Então é hora de conhecer as duas lendas que apavoram todos os que tem a chance de visitar o local. A primeira envolve Sybille, esposa de Geoffroy IV de Châteaubriant que fez parte das Cruzadas em 1252. Geoffroy IV foi preso no Egito em 1250 e seu exército foi destruído pela praga. No mesmo ano, a morte de Geoffroy foi anunciado em Châteaubriant e Sybille entrou em desespero e imensa tristeza.
No entanto, meses depois Geoffroy foi libertado da prisão e voltou para casa, porém, por causa do choque, Sybille sucumbiu em seus braços, falecendo assim que o viu. Já a segunda lenda conta a história de Jean de Laval e sua esposa, Françoise de Foix. Eles foram contratados em 1505 com o apoio de Anne de Bretagne, duquesa da Bretanha e também rainha da França. Depois que Anne e seu marido Louis XII faleceram, o novo rei, Francisco I, solicitou que Jean de Laval viesse a sua corte para ajudá-lo a resolver a anexação francesa da Bretanha.
Françoise de Foix foi junto a seu marido e se tornou a dama de companhia da rainha Claude de France, bem como a amante de Francis I. Jean lutou nas guerras italianas e tornou-se governador da Bretanha, em 1531. Já Françoise morreu em 16 de outubro 1537 durante a noite, porém os rumores de que havia sido assassinada se espalharam rapidamente. Segundo eles, Françoise teria sido morta pelo próprio marido que descobriu seu relacionamento secreto com o rei. Segundo a história, Jean de Laval teria trancado a esposa em um quarto e mais tarde a envenenado ou a feito sangrar até a morte. Desde então, a cada 16 de outubro à meia-noite, uma procissão fantasma ocorre no château, apavorando a todos os que visitam o local.
Testemunhas afirmam que tanto Sybille quanto Françoise mantem sua energia lá, aparecendo e apavorando muitos dos que visitam ou trabalham no Château, tornando o castelo mais um local mal-assombrado.
Desejo a você bons pesadelos…
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment