A Besta de Gévaudan foi um terrível animal que aterrorizou a França no século 18. Apesar de parecer bastante fantasioso, todos os ataques que ocorreram na época foram devidamente registrados e documentados. Segundo conta-se, ele tinha uma pele avermelhada que emitia um odor insuportável. Sua tática para matar suas vítimas rapidamente era rasgar suas gargantas com os dentes, acredita-se que o monstro fez cerca de 210 ataques que resultaram em 113 mortos e 49 feridos. Um fato bizarro é que 98 de suas vítimas foram parcialmente comidas.
Uma das histórias registradas é de 1764 quando uma jovem foi atacada pela grande fera em uma floresta. Apesar de bastante ferida, ela sobreviveu e pode contar que o monstro tinha o tamanho de um bezerro, peito largo, pescoço robusto, orelhas eretas, focinho de galgo, boca negra com dois dentes bastante afiados, cauda franjada e uma lista branca no auto da cabeça. Ele também dava grandes saltos. Apesar dos ataques terem começado em Gévaudan, em 30 de junho de 1764 Jeanne Boulet foi assassinada próxima a Langogne. Ela tinha 14 anos e, desde então, apenas pessoas mais jovens eram mortas, nenhuma com mais de 36 anos. Todas elas eram decapitadas ou estripadas.
Várias grandes caçadas foram organizadas na época para matar este grotesco animal, em geral organizadas por grandes nobres, porém todas fracassaram. Todas essas mortes acabaram chegando até a Corte em Paris e o rei Luís 15 decidiu que ofereceria 6 mil libras ao corajoso homem que conseguisse matar a besta. Então, em 21 de setembro de 1765 o monstro foi finalmente abatido por Antoine Marques, ele pesava 64 quilos, tinha 87 centímetros de altura, 183 centímetros de comprimento e foi chamado de Le Loup de Chazes. Segundo registros da época, o próprio Antoine escreveu “Nós declaramos pelo presente relatório, assinado por nossas mãos, que nunca vimos um lobo tão grande que poderia ser comparado a este, é por isso que nós estimamos que esta poderia ser a besta temível que causou tanto dano.”
O corpo da fera foi levado a Versalhes onde foi empalhado e Antoine foi recebido como grande herói da França. Mas em 2 de dezembro do mesmo ano, duas crianças sofreram novos ataques e ficaram gravemente feridas, depois disso mais e mais casos começaram a aparecer e novas caçadas foram montadas. Desta vez, quem pegou a Besta foi Jean Chastel que deu um tiro durante uma destas caçadas organizadas, tudo em 19 de junho de 1767. Segundo dados, este pesava 58 quilos e foi morto por uma bala de prata benzida por um padre, dando origem ao que depois foi chamado de buscas ao lobisomem. Desta vez, para comprovar que realmente tinham achado o culpado, abriram a fera e lá encontraram restos mortais de seres humanos. Neste momento, o talvez lobo foi chamado pela primeira vez de Loup-Garou, ou seja, lobisomem.
https://www.youtube.com/watch?v=Zu1Be6cKjeY
Gostou? Então não esqueça de se inscrever no EuTeSalvo!