Sabe aquelas manchas brancas nas unhas que sua mãe sempre disse que significava falta de cálcio? Ela mentiu! Tem também aqueles que diziam ser excesso de ferro, o que também é mentira. Na verdade essas marcas brancas se chamam leuconiquia e nada mais são do que manchas inofensivas causadas por algum processo inflamatório ou traumatismo na matriz da unha que impediu a queratinização correta da área.
Leia também: Como os humanos cortavam as unhas antes da invenção de tesouras e cortadores?
Uma informação interessante é que a unha cresce, em média, um milimetro a cada dez dias. Ou seja, se você percebeu agora sua marquinha no meio da unha, saiba que esta lesão ocorreu há pelo menos 2 meses antes. Para entender melhor, na prática essas lesões são causadas por ações como impactos leves, manicures mais bruscas, roer as unhas ou ainda um corte mal feito de cutícula.
A leuconíquia não possui tratamento, porém o único transtorno que pode causar é exclusivamente estético. Para que esta mancha nos deixe só esperando crescer a unha até o ponto de corta-la ou ainda utilizar bases e esmaltes para esconder. Agora, vale ressaltar que caso o número de manchas sejam muito grandes ou o dano atravesse o tamanho total da unha, vale visitar um dermatologista para diagnosticar o que houve.
Solucionou sua dúvida? Comente!