Hoje é impossível fazer qualquer coisa na Internet sem um sistema operacional, seja Windows, Linux ou MacOS nos PCs ou ainda Antroid, iOS ou o falecido Windows Phone nos celulares. Mas afinal, qual foi o primeiro sistema operacional do mundo?
Ele se chamava Unix e foi criado por Kenneth Thompson, sendo um aperfeiçoamento de um projeto de sistema operacional que falhou. Foi ele o primeiro a disponibilizar ferramentas tais como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade.
Sua história inicia nos anos 60 quando Thompson, Dennis Ritchie e alguns outros desenvolvedores se uniram para desenvolver um sistema operacional que chamaram de Multics nos Laboratórios Bell da AT&T. A intensão era criar um sistema para comportar diversos usuários, porém as grandes corporações por trás do projeto (AT&T, General Eletronic e Instituto de Tecnologia de Massachusetts) acabaram não entrando em um comum acordo e levaram o projeto ao fracasso.
Porém, o sonho não morreu. Em 1969 Thompson continuou escrevendo o sistema com pretensões naõ tão grandes, foi assim que nasceu o Unics. Porém, logo em seguida foi feita uma reestruturação de imagem da empresa que modificou o nome do sistema operacional para Unix. Em 1973 Dennis Ritchie auxiliou Thompson a tornar a linguagem do Unix C, o que seria depois considerado um dos fatores que tornou o sistema um sucesso. Atualmente, grande parte de SOs são baseados em Unix, entre eles o Gnu/Linux, Mac OS X, Solaris e BSD. Sensacional, não acha? Comente!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment