Quem acompanha o TriCurioso sabe que recentemente fiz um post sobre como se formam as nuvens e devido aquilo, acabei ficando curioso para saber como as neblinas se formam, afinal, quem nunca acordou de manhã, olhou pela janela e viu a rua completamente coberta com aquela ‘fumaça’ branca? Dito isso, hoje iremos conhecer como a Neblina se forma. Será que ela é uma nuvem? Só lendo para descobrir! Espero que gostem 😀
A neblina é simplesmente uma nuvem em contato com o chão, ou seja, solo. Ela é formada pela combinação de vapor de água com a queda de temperatura existente no local. Geralmente a neblina ocorre em lugares frios, úmidos e elevados, como em serras onde o vapor d’água acaba sofrendo uma condensação por causa do resfriamento existente na altitude, formando a neblina.
Para quem não sabe, condensação é a transformação da água em estado gasoso para estado líquido através de um resfriamento. Esse processo pode ser comparado ao que acontece nos automóveis quando está frio, já que quando estamos dentro do carro a temperatura interna é maior do que a externa. O vidro em contato com o frio externo permanece gelado, ou seja, quando o vapor suspenso dentro do carro entra em contato com o pará-brisa, ele se condensa e por causa disso o vidro fica embaçado.
Vale lembrar que viajar com neblina é super perigoso, alguns aeroportos já cancelaram voos por causa de tal ocorrência. Lembre-se, se estiver viajando de carro durante a neblina, sempre use o farol baixo, caso o seu carro não seja equipado com o farol de neblina.
Outra coisa que muitos têm dúvida é qual a diferença entre neblina, névoa e nevoeiro… E adivinha? Já falamos disso aqui, então clique aqui e confira. O que você achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀