Muitos crianças hoje em dia sonham em ter assinatura na PS Plus e Xbox Live, porém na minha época era diferente. Quando eu era pequeno, por volta dos 8/9 anos, meu sonho era ter TV a Cabo para assistir meus programas favoritos, você nem imagina quanto tempo demorou para eu convencer meus pais, entretanto, o resultado foi muito satisfatório… Após notas boas na escola, meus pais FINALMENTE assinaram a TV a Cabo como meu presente de Natal. Sério, melhor presente de toda a minha vida. Mesmo atualmente tendo Netflix e outros serviços de streaming, a TV a cabo continua no meu coração, sendo ela a minha favorita, mesmo muitos discordando.
Muitos não sabem, mas a TV a cabo surgiu em 1948 como uma forma de melhorar o sinal enviado pelas emissoras através de ondas de rádio e não como forma de transmitir conteúdo exclusivo e pago como conhecemos atualmente. Tudo começou quando John Walson começou a vender televisores em uma cidade localizada no interior do estado da Pensilvânia (EUA). Naquela época, a televisão havia acabado de chegar ao mundo, sendo que no Brasil ainda nem existia, o que de certo modo dificultava a venda dos televisores. Outros fatores também atrapalhavam as vendas como o preço e também por na época haver poucas antenas retransmissoras e as ondas que levavam o sinal sofriam muitas interferências até chegar a casas muito distantes.
Walson então teve uma brilhante ideia: Ele instalou uma antena no alto de um morro de lá mesmo puxava cabos para as casas das pessoas que efetuassem a compra de seus aparelhos. Essa ideia acabou repercutindo não só nos Estados Unidos mas também do mundo. No Brasil, a invenção foi chegar apenas em meados de 1958 na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. Até então, a TV a Cabo só era utilizada para melhorar a transmissão e não para transmitir conteúdo exclusivo.
Em novembro de 1972 surge o primeiro canal de TV Fechada, a famosa HBO que na época transmitiu um jogo de hóquei seguido de um filme exclusivo para 365 casas localizadas na Pensilvânia que inclusive pagaram pelo serviço e foi a partir deste ponto que a TV a Cabo passou a ser como conhecemos hoje em dia.
O que achou do post? Comente logo abaixo e #VivaTVaCabo