Recentemente comprei um brinquedo para minhas gatinhas destruírem e junto a ele veio a dita erva de gato. Já ouvi falar sobre, porém não fazia a mínima ideia do que ela realmente era ou fazia. Por isso hoje que descobri, decidi escrever isso para vocês. Espero que gostem!
Pois bem, a erva de gato – também chamada de Catnip – é uma planta medicinal nativa da Europa e do Mediterrâneo, porém a mesma é cultivada em todo mundo hoje. Isto porque ela auxilia no tratamento de problemas com a digestão, é um poderoso antitérmico e também ajuda a acalmar o sistema nervoso. Seu nome científico é Nepeta cataria e é uma planta muito bonita que produz flores tubulares que possuem manchas rochas e brancas, assim aparecendo do verão até metade do outono. As partes aéreas são as que possuem efeitos terapêuticos e servem para fazer chá ou até mesmo pomadas e tinturas, isso além de suas funções com os próprios felinos que veremos logo abaixo.
Auxilia nos seguintes casos:
Às vezes, a erva do gato é comparada com Maconha, pois as pessoas acreditam que a mesma produz efeitos alucinógenos. Porém, esta crença está errada, o que acontece é que os felinos amam o cheirinho dela. 75% dos gatos reagem ao catnip, porém 25% são imunes a ele. Mas afinal, quais suas reações? O gato começa a rolar, arranhar, morder, miar, babar, lamber a planta e diversas outras estratégias para conseguir mais do cheirinho da erva do gato. Alguns, inclusive, a comem ou simplesmente saem correndo e pulando pela casa, mas fique tranquilo já que tudo isso é pura alegria. Em comparação, é como se você entrasse no mercado e sentisse o aroma do doce que mais ama no mundo, assim entrando em um transe ou estado de êxtase.
A erva do gato é como se fosse um feromônio que serve para alegrar os gatinhos. Ela possui um composto chamado neperalactona que, ao ser inalada, ativa o bulbo olfatório e manda sinais a diversas partes do cérebro tais como a amígdala e o hipotálamo. Simples assim.
Com certeza, isto porque ela serve para alegrar seu felino tão amado. Ela ajuda a liberar a tensão, a fazê-lo sentir relaxado e até ajuda na adaptação a novos brinquedos, assim evitando que eles metam a unha no seu sofá novo. Ou seja, pode usar o catnip à vontade, ele não faz mal ao seu bichano.
A maneira mais prática é compra-lo desidratado em lojas de animais especializadas e espalha-lo pelo chão, tapete, caixa de papelão ou algo que você deseje que o bichano se apaixone. Lembre-se de não usar com muita frequência, chegando ao máximo de uma vez por semana. Isso porque o gato pode desenvolver imunidade ao cheiro caso seja exposto demais. Se desejar, você também pode cultivar a erva em um vaso pesado, porém lembre-se de deixa-lo longe do acesso dos gatinhos da casa e expô-la a eles apenas no ‘Dia do Catnip’.
Você conhecia todas estas informações? Comente!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment