No reino dos animais encontramos vários recordistas, pelas suas peculiaridades e habilidades: Força, resistência, velocidade, precisão, destreza, dentre outros. Hoje falaremos sobre o animal mais rápido dentre todos na Terra, você sabe qual é?
Será o Papa-léguas? Ou Ligeirinho?
Na verdade, falar sobre o animal mais rápido é relativo ao ambiente que se tem como referência. Em terra, temos o guepardo; no ar, o falcão-peregrino, e, por fim, em água, o peixe-agulhão (popularmente chamado de peixe-espada). Vejamos algumas de suas características.
Considerando números, esta ave de rapina é, em disparada, o animal mais rápido do mundo: Sua velocidade chega a 320km/h, isso mesmo, 320 mil metros por hora, meus caríssimos e caríssimas. Só para te dar uma ideia, um carro de corrida da Fórmula 1 tem velocidade máxima de 370km/h. Um excelente voador, tem um corpo compacto (é uma ave de médio porte), cabeça arredondada e um pescoço curto, com olhos negros, e visão bem apurada. Medem entre 40 e 50cm, e pode pesar de 600g (macho) a 900g (fêmea). O falcão peregrino pode ser encontrado em todos os continentes da Terra, exceto em regiões muito frias, e vivem em diversos tipos de habitats, dando preferência a lugares altos que os beneficia quando saem para caçar. Imagine se você pudesse atingir uma velocidade dessas! A frase “Imagina se pega no olho!” da vovó nunca faria tanto sentido…
Este aqui, apesar de fofinho, é muito feroz, e o pior: É o recordista de velocidade em terra. Um conselho? Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come. O guepardo é um felino capaz de atingir até 115km/h em míseros (e se for em sua direção, lamentáveis) 3 segundos! O animal mais rápido em terra possui um corpo alongado e bem flexível, o que auxilia muito na caça, com muita velocidade, impulso e precisão. O que o guepardo tem de “apelão” é que ele não precisa se esforçar muito para atacar suas presas, deixando o lance de fazer emboscadas. O negócio do guepardo é ver a presa tropeçar no desespero mesmo. Suas unhas não são retráteis (como as dos nossos gatinhos), o que ajuda ainda mais a pegar impulso na corrida, como cravos em sapatilhas de corredores, o que evita que escorreguem. As listras pretas que possuem embaixo dos olhos serve para que a luz do sol não ofusque muito a visão (igual as listras que esportistas costumam pintar em seus rostos, abaixo dos olhos, para jogos diurnos, com muito sol). Vivem em partes da África, e alguns exemplares, no Irã.
O campeão do fundo das águas vive em oceanos quentes tropicais e atinge até 110km/h. Seu focinho pontiagudo e prolongado é ideal para ajudá-lo a nadar mais rápido, cortando as águas, tanto para caçar (usando, por vezes, a própria ponta do focinho para espetar peixes menores), como para fugir de predadores, como tubarões. Sua nadadeira, que lembra uma vela, o auxilia a fazer curvas dentro dos mares.
Curtiu? Não deixe de escrever seu comentário… 🙂
A região dos Andes Centrais é conhecida por sua biodiversidade única, então não é surpresa…
Sim, o derretimento das geleiras pode ter um impacto na rotação da Terra, mas é…
Os óculos para observação de um eclipse total do Sol são projetados especificamente para proteger…
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
Leave a Comment