Apesar de hambúrgueres, batatas fritas e cachorros-quentes serem conhecidos por prejudicar nossa saúde, ainda são as comidas mais procuradas em muitos restaurantes e fast-foods, especialmente em áreas urbanas. Mas não seria paradoxal desejar alimentos que sabemos que vão nos fazer mal? Por que simplesmente não conseguimos parar de comê-los?
Essas comidas carregam uma tonelada de açúcares, calorias e uma quantidade considerável de gorduras trans e saturadas. Por isso, elas são pobres em vitaminas, minerais e fibras. Os alimentos fritos têm um sabor melhor do que os alimentos comuns e, à medida que crescemos, tendemos a ficar “viciados” nessas comidas. Como eles possuem um baixo valor nutricional, os seu corpo não vai conseguir extrair os nutrientes necessários para uma vida saudável.
Com isso, alimentos gordurosos e cheios de açúcar fazem com que nosso cérebro libere certos neurotransmissores, chamados dopamina e ocitocina, que induzem a sensação de relaxamento, prazer e bem-estar em um indivíduo. É por isso que essas comidas que são ricas em açúcar e gorduras como bolos, doces e hambúrgueres também são chamadas, principalmente entre pesquisadores, de “alimentos de conforto”.
A popularidade da chamada “junk food” também pode ser atribuída ao seu apelo visual. Fabricantes adoram colocar aditivos de cor (geralmente eles usam cores vibrantes e saturadas) para tornar essas comidas mais atraentes para os consumidores, especialmente às crianças. Nós temos a tendência de associar as cores das coisas com o seu nível de saúde. Desde os tempos antigos, os humanos passaram a associar alimentos de cores vivas a algo que continha muitas calorias e que consequentemente fortalecia seu sistema imunológico. Afinal, por que você acha que uma maçã vermelha brilhante nos atrai mais do que uma maçã pálida?
Além disso, quando estamos estressados, o nosso corpo produz um hormônio chamado cortisol em resposta. O cortisol aumenta o teor de açúcar no sangue para que possa ser usado pelas células do corpo como energia para ajudar no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Essa é a razão pela qual, quando estamos estressados, involuntariamente passamos a preferir comidas que são ricas em açúcar, gorduras e carboidratos, ou seja, alimentos não saudáveis.
O resultado de comer muita comida desse tipo é que ela é rapidamente digerida, resultando em grandes acúmulos de açúcar e colesterol no organismo. E isso pode causar uma série de problemas graves como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e muitas outras condições crônicas de saúde. Por isso, sempre fique atento sobre aquilo que você ingere. Afinal, o que te alimenta também pode te matar.
Você se considera uma pessoa de hábitos alimentares ruins? Deixe o seu comentário!
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…
Leave a Comment