O chá de hibisco é definitivamente o chá da moda para dietas de emagrecimento, isto porque além de ser repleto de antioxidantes, o chá preparado com o cálice da planta chamado de Hibiscus sabdariffa é um poderoso diurético, o que é um grande aliado na perda de peso. Porém, também existem diversos outros benefícios em tomar chá de hibisco, vamos conhece-los?
1. Perda de peso
Como dissemos acima, a bebida é um grande aliado nesta hora. Isso porque reduz a glicemia, o que dificulta o acúmulo de gordura, também atrapalha na síntese de novas celulas de gordura, diminui o colesterol LDL e triglicerídios, inibe enzimas do pâncreas, acelera o metabolismo, bloqueia enzimas que se envolvem na síntese de ácidos graxos. A dica é toma-lo sempre após as refeições, isso porque pesquisas afirmam que o chá de hibisco inibe a alfa-amilase, enzima que converte amido em açúcar, assim diminuindo a absorção de carboidratos do seu organismo.
2. Proteção do fígado
Pesquisas também afirmam que o chá de hibisco pode reduzir danos oxidativos causados no fígado, isso além de reduzir a inflamação hepática, assim não apenas prevenindo problemas futuros como também auxiliando no tratamento de problemas já existentes.
3. Diurético e laxante
A bebida pode ser um poderoso aliado na hora de eliminar líquidos acumulados em função da atuação da H. sabdariffa. O córtex das glândulas adrenais produz um hormônio chamado aldosterona que é responsável pela retenção de sódio e eliminação de potássio pelos rins para manter o equilíbrio hídrico do nosso corpo. Porém, o chá de hibisco age diretamente contra a aldosterona, assim auxiliando a expelir todo o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos. Além disso, o chá é considerado um laxante leve que auxilia no trânsito do seu intestino. Para isso, tome uma xícara do chá anda em jejum e aguarde os resultados.
4. É antioxidante e pode prevenir o câncer
Como dissemos acima, o chá de hibisco é um ótimo antioxidante, assim não apenas ajudando a prevenir o envelhecimento da sua pele como também fortalece seu sistema imunológico e ainda predispõe o organismo a doenças, principalmente aquelas que envolvem perda progressiva de neurônios tais como Parkinson, Alzheimer e outras. Além disso, ele também possui fitonutrientes que podem ser capazes de retardar o crescimento de células cancerígenas, assim induzindo a apopose – morte celular programada – das células dos tumores.
5. Reduz o colesterol e previne a diabetes
Foi comprovado que o chá de hibisco pode ajudar muito na hora de baixar o colesterol LDL já que reduz a concentração de lipoproteínas de baixa densidade na circulação. Os antioxidantes e bioflavonoides presentes na bebida ajudam a diminuir os valores de LDL enquanto restabelece a taxas de HDL, o conhecido como colesterol bom. Além disso, o chá ajuda no controle da glicemia e ainda melhora a resistência à insulina, esses dois fatores são de suma importância para prevenir o diabetes.
Benefícios e mais benefícios
São tantos que descrever detalhadamente cada um poderia originar um livro, por isso trago agora em formato de lista mais e mais benefícios:
- Diminui cólicas menstruais
- Reduz o estresse
- Auxilia na digestão
- Combate infecções fúngicas e bacterianas Fortalece o sistema imunológico
- Melhora a memória e concentração
- Diminui o desejo de comer doces
Contraindicações e Efeitos Colaterais do Chá de Hibisco
Como tudo na vida, o chá de hibisco também não e perfeito. Por isso, cuidado caso você tenha naturalmente a pressão baixa já que o mesmo atua diretamente na redução da pressão arterial. Além disso, gestantes também precisam evita-lo já que pode estimular o aborto espontâneo. Também preste atenção nos efeitos colaterais para evitar problemas:
- Redução dos níveis de estrógeno (alerta para quem esta fazendo reposição hormonal ou ainda mulheres que utilizam pírulas anticoncepcionais, não tomem o chá diariamente);
- Altera a atividade reprodutiva feminina, afetando a fertilidade;
- Possíveis efeitos alucinógenos em caso de intoxicação;
- Hipotensão, como dito acima;
- Fraqueza e mal estar em função da eliminação excessiva de eletrólitos;
- Redução da eficácia do acetaminofeno (se o estiver tomando, aguarde um mínimo de 2 horas para ingerir o chá)
Como tomar chá de hibisco
Se você não faz parte de nenhum item acima, mesmo assim deve evitar tomar mais de 2 xícaras do chá por dia, elas devem ser ingeridas pela manhã em jejum ou entre as refeições, também não use açúcar o adoçante. Além disso, é indicado intercalar a bebida ao longo do mês, tomando por 15 dias seguidos e, após, pausar por 15 dias o consumo.
Gostou dos benefícios do chá de hibisco? Comente!