A cebola é um ingrediente básico que pode ser usado nas receitas mais simples do nosso dia a dia e além de realçar o sabor em receitas, também apresenta propriedades muito úteis para o bom funcionamento do nosso organismo. Prepare-se para grandes emoções, pois hoje descascamos para você algumas curiosidades e benefícios fresquinhos sobre a cebola pra vocês, caríssimos e caríssimas TriCuriosos!
A cebola é um vegetal do gênero Allium. Outros vegetais relacionados do mesmo gênero incluem a cebolinha, o alho, o alho-poró, cebola Chinesa e a chalota. A planta da cebola tem folhas verde-azuladas e a base de seu bulbo começa a inchar, após um certo período. Dentre seus benefícios, destacam-se:
A University of Guelph concluiu por meio de estudos que cebolas vermelhas são as mais eficientes contra células cancerígenas, como é o caso do Câncer de colon e mama, pois possuem altos níveis de quercetina e antocianina, dois compostos que contribuem para a eliminação de células cancerígenas, tornando o organismo infavorável para sua crescimento e comunicação.
Os flavonoides da cebola vermelha contribuem para a saúde cardíaca. São ricas em organossulfur, que auxilia na prevenção de doenças do coração. De acordo com estudos na Argentina, a ingestão de compostos de organossulfur encontrados na cebola reduzem o risco de doença cardiovascular. Cebolas contêm tiossulfinatos que agem como diluentes de sangue, reduzindo o risco de ataque cardíaco e acidente vascular encefálico. A quercetina também tem parte neste benefício, por oferecer propriedades anti inflamatórias e anti oxidantes, muito úteis à saúde cardíaca.
Os benefícios da cebola para a digestão podem ser atribuídos à inulina, uma fibra presente no vegetal que age como fonte de alimento para bactérias benéficas no intestino. Esta fibra ajuda o corpo a manter bons níveis de bactéria saudável. No entanto, estes tiossulfinatos da cebola podem danificar estas bactérias (por apresentar propriedades bactericidas), caso consumida em excesso. Para mais informações, consulte seu médico.
Pesquisas preliminares na Suíça sugerem que cebolas podem prevenir osteoporose relacionada à idade. Compostos chamados GPCS, encontrados em cebolas brancas podem reduzir perdas significantes nos ossos. Uma vez que o estudo foi conduzido com ratos (que possuem organismo semelhante ao nosso), os efeitos em humanos também podem ser positivos.
A quercetina também podem prevenir inflamações. Também mostra bom desempenho contra alergias, prevenindo que as células do organismo percam histamina. Cozinhar cebolas pode auxiliar a abrir e drenar a sinusite, reduzindo o congestionamento nasal e diminuindo o muco.
Nossas amigas nos fazem chorar, mas também contém selênio, que estimulam a função imunitória do nosso organismo, o que também previne resposta desta função em excesso, devido a seus minerais, o que pode nos causar efeitos reversos. Células que nascem com deficiência em selênio podem apresentar dificuldades em produzir proteínas e transportar cálcio.
Mesmo em estágios iniciais de pesquisa já percebe-se que cebolas podem ajudar a curar doenças auditivas. O suco da cebola pode trabalhar diminuindo a dor de ouvido. Um modo simples de conseguir este efeito é sugerido da seguinte forma: aquecer uma cebola, extrair um pouco de seu suco e colocar algumas gotas dentro do ouvido infeccionado.
De acordo com estudos norte-americanos, pacientes com problemas respiratórios tais como asma e rinite alérgica podem se beneficiar de certas frutas e vegetais, incluindo a cebola. Suas propriedades anti inflamatórias podem aliviar problemas respiratórios. Se você sofre de alguma doença respiratória, inclua cebola em sua dieta (junto ao uso de remédios, recomendados por um médico), para uma cura mais rápida, como, por exemplo, por meio de saladas, vinagrete, etc.
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment