Parece até mágica quando sua mãe e/ou pai estão dando seu sangue e suor ao sovar a massa para fazer um delicioso pão, então a deixam descansar e ela simplesmente dobra de tamanho! Sério, se isso não é feitiçaria, não sei o que é. Brincadeiras a parte, quando eu descobri que o que fazia esta massa crua crescer eram fungos chamados de fermento biológico, fiquei com medo de jamais conseguir comer pão novamente. Porém, pesquisei mais e hoje decidi contar para você também como tudo isso funciona. Não precisa se apavorar, você não irá morrer em função deste fungo amigo.
Pois bem, o fermento biológico é composto por uma série de fungos microscópicos que estão vivos e prontos para se alimentar. Eles possuem base de bicarbonato de potássio e agem diretamente entre os fungos vivos e a glicose da farinha. Acontece que esses pequenos amigos comem a glicose e, ao passar pelo processo de digestão, acabam soltando gás carbônico que é o que faz a massa crescer. Sim, pequenos pumzinhos de fungo são capazes de dobrar todo aquele conteúdo antes sovado e feito com amor.
Sim, é por isso que sua mãe e/ou pai deixa a massa descansar por certo tempo, assim dando o período necessário para que o fungo se alimente e libere seus fases. Antes que você se apavore pensando que ao comer um pão está devorando centenas de fungos vivos, fique tranquilo – eu acho. Isso porque todos eles acabam morrendo enquanto a comida assa no forno. Mas e os bolos? Estes utilizam um outro tipo de fermento que é químico, o fermento biológico deve ser utilizado na produção de pães e massas para pizza.
Você sabia que come pum de fundo desde que nasceu? Comente! (hehe)
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment