Hoje, o TriCurioso traz um remédio que muitos não vão conseguir pronunciar de primeira, mas com dedicação, tudo dá certo: é o Racecadotrila!
Obs: Queremos deixar claro que esta matéria é de caráter informativo, sem a intenção de incentivar a auto medicação.
Aplicação do Racecadotrila
O medicamento Racecadotrila, composto por substância ativa, geralmente é indicado para o tratamento do caso de diarreia aguda.
Contraindicações do Racecadotrila
O remédio Racecadotrila (substância ativa) não é indicado a pacientes que sofram da conhecida hipersensibilidade a componentes usados na fórmula. Também em casos de Gravidez, e também mulheres em período de lactação e casos de diarreia enteroinvasiva, que se caracteriza por febre e sangue.
Uso do Racecadotrila
O medicamento deve ser administrado junto ao tratamento para reidratação oral (ou reidratação parenteral) de pacientes nos quais tenha ocorrido a desidratação, ou seja, uma suspeita.
É recomendado que seu tratamento deva iniciar com somente uma única cápsula, que pesa 100 mg, por via oral, sem necessidade de horário específico. A continuidade do tratamento é feita pela administração oral do medicamento em períodos aproximados, ou seja de 8 em 8 horas, até que cesse a diarreia. Sua dose diária não pode exceder os 400 mg (4 cápsulas).
Uso destinado somente a Adultos
A administração deve ser de apenas uma cápsula inicialmente, a qualquer horário do dia. Após isto, uma cápsula deve ser tomada três vezes ao dia, de preferência, antes das refeições. No tratamento com Racecadotrila deve ter continuidade até cessada a diarreia, portanto, o tratamento não pode ultrapassar o limite de uma semana (7 dias).
Administração do medicamento para Idosos
Não há necessidade no ajuste da dosagem para pacientes idosos. O recomendado é que se tenha muita precaução em pacientes que sofram de insuficiência hepática ou insuficiência renal. Ainda não há estudos com o medicamento Racecadotrila sobre sua administração por vias além das recomendadas. Portanto, para uso seguro e eficaz do medicamento, a administração deste deve ser somente pela via oral.
O medicamento Racecadotrila não deve ser partido ou mastigado.
Efeitos colaterais do Racecadotrila
Os dados de estudos clínicos disponíveis no caso de 2.193 pacientes adultos que apresentaram diarreia aguda e foram tratados com Racecadotrila e 282 tratados com placebo. Os efeitos colaterais informados têm ocorrência maior com Racecadotrila que com placebo ou foram relatados ao longo da vigilância após sua comercialização.
- Reações comuns: Transtorno da Pele e do Tecido Subcutâneo e Cefaleia.
- Reações incomuns (em média, entre 0,1% e 1% das pessoas que utilizam o medicamento): eritema (marcas vermelhas na pele) e erupção.
- Efeitos colaterais em frequência desconhecida também foram relatadas, entretanto, não é possível estimar estas frequências pelos dados disponíveis: Eritema multiforme (lesões com vermelhidão em extremidades e dentro da boca), inchaço na língua, na face, nos lábios e nas pálpebras, urticárias, eritema com nodos (inflamação caracterizada pela manifestação de nódulos que aparecem sob a pele e causam dor), angioedema, prurigo (lesões, conhecidas como prurido, na pele), e erupção tóxica cutânea (da pele) e erupções papulares (se caracteriza pela manifestação de pequenas lesões vermelhas, irregulares e enrigecidas).
Na ocorrência de eventos adversos, envie notificação para o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (NOTIVISA) ou Vigilância Sanitária Estadual ou do Município. Não se auto medique, busque aconselhamento médico.