Pode não ser o destino turístico mais popular do mundo, mas a Mongólia é certamente um país que tem muitas coisas interessantes a oferecer. Com uma grande parte da população ainda apegada a um estilo de vida nômade, esse país se torna o lugar perfeito para testemunhar um modo de vida relativamente pouco modificado ao longo dos séculos.
Apesar de geralmente ser apenas conhecida como a terra do famoso Genghis Khan (considerado por muitos o maior conquistador de territórios da história), a Mongólia possui muitas outras curiosidades que merecem ser compartilhadas. Aqui estão 16 delas.
1. Genghis Khan, nascido em 1162, formou o Império Mongol em 1206. O Império Mongol é também o maior império contíguo da história mundial, pois chegou a cobrir 22% da área total da Terra. No entanto, após o falecimento de Genghis Khan, o império foi dividido em quatro reinos.
2. Estima-se que durante o tempo de Genghis Khan, mais de 40 milhões de pessoas morreram devido a suas batalhas de aquisição de novos territórios.
3. O país é famoso por seu estilo de vida nômade. A Mongólia é uma das últimas nações do mundo a ter uma proporção tão alta de nômades entre sua população.
4. Com uma temperatura média de -1,3 grau Celsius, a capital da Mongólia, Ulaanbaatar, é a capital mais fria do mundo. A segunda capital mais fria é Astana, no Cazaquistão, com temperatura média anual de 3,5 graus Celsius.
5. Com uma altitude média de 1580 m acima do nível do mar, a Mongólia é um dos países mais altos do mundo.
6. O primeiro sistema de escrita da Mongólia foi encomendado por Genghis Khan, que não sabia ler ou escrever.
7. O país não tem saída direta para nenhum oceano. No entanto, o território mongol tem vários lagos que cobrem uma área relativamente grande de 16.003 quilômetros quadrados.
8. Airag é a bebida tradicional da Mongólia e é basicamente uma mistura com leite fermentado de mula. Apesar de parecer estranho, esse leite fermentado traz vários benefícios para a saúde, principalmente para o sistema digestivo. O valor social e cultural da bebida por lá é semelhante ao do vinho na França.
9. A Mongólia é o país mais escassamente povoado do mundo. Apesar de ser o 18º maior país em território no mundo, possui uma população de apenas 3 milhões de habitantes.
10. O país é propenso a terremotos, alguns dos quais são de natureza severa. No entanto, devido à baixa densidade populacional, os terremotos geralmente não causam grandes danos à vida humana.
11. Após a morte de Genghis Khan, o budismo se tornou uma religião dominante. Hoje, o budismo é a religião mais difundida no país e os habitantes geralmente aderem aos ensinamentos budistas tibetanos.
12. A Mongólia é considerada um dos países mais seguros do mundo para os visitantes.
13. Curiosamente, existem mais mongóis vivendo na China do que na própria Mongólia.
14. Bokh é o estilo luta mais popular da Mongólia. A sua prática remonta os tempo de Genghis Khan, que usava o esporte para manter seu exército em boa forma. Este esporte também faz parte da celebração da independência nacional, o Naadam.
15. O país também é chamado por muitos de “Terra do Eterno Céu Azul”, pois ostenta um céu totalmente limpo durante os mais de 250 dias de sol todos os anos.
16. Devido a certas limitações geográficas, não são cultivadas pimentas no país. Por causa disso, as comidas tradicionais da Mongólia são geralmente suaves e não picantes.
Lugar interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário! 😀
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment