Quando eu estava no 6º ano do fundamental meu amigo acabou descobrindo que tinha deficit de atenção e por esse motivo suas notas na escola iam de mal a pior. Na época eu não entendia muito bem, só sabia que ele não conseguia se concentrar nas aulas por causa disso. Tendo isso em vista, hoje venho aqui explicar o que é o Déficit de Atenção.
O deficit de atenção é um transtorno neurobiológico que aparece ainda no período da infância e que, geralmente, acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Pelo nome, acredito que muitos já puderam ter uma noção do que isso se trata não é mesmo? É quando o uma pessoa apresenta sintomas de desatenção, muitas vezes fica impulsivo e inquieto. Esse transtorno também é muito conhecido como “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade” (TDAH).
Caso você não saiba, o Déficit de Atenção é uma condição física genética que se caracteriza pelo mau funcionamento de algumas partes do cérebro como o corpo caloso, o cerebelo, os gânglios da base, o sistema dopaminérgico e o sistema noradrenérgico. Porém não ocorre apenas por essas deficiências, também pode acabar aparecendo por falta de atividade elétrica ou até mesmo pela menor circulação sanguínea e a má gestão da glicose. Confira os principais sintomas do transtorno:
- Dificuldade ou até mesmo incapacidade de prestar atenção em detalhes;
- Dificuldade em ouvir;
- Dificuldade de terminar coisas, como atividades escolares;
- Distração;
- Dificuldade de permanecer sentado;
- Dificuldade em esperar sua vez;
- Ansiedade, excitação ou raiva;
- Hiperatividade, impulsividade, inquietação, irritabilidade ou falta de moderação.
Existem alguns tratamentos que podem ser escolhidos pela família ou pelo próprio individuo para tentar diminuir esse transtorno como: terapias cognitivo-comportamentais onde a psicoterapia vai ter como foco a modificação de comportamentos, respostas emocionais e pensamentos negativos associados a um distúrbio psicológico. Em alguns casos o médico pode receitar alguns medicamentos que irão aumentar os níveis de neurotransmissores, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Ele também diminui o apetite e o sono.
Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀