A lichia, que tem o nome científico Litchi chinensis, é uma fruta nativa da China, onde já foi considerada uma grande iguaria da Corte Imperial. Ela costuma ser usada para dar sabor a coquetéis e pratos variados por causa de seu aroma único, que se perde se não for consumida fresca. A lichia também é muito consumida como sobremesa em nações asiáticas e está crescendo em popularidade em outras partes do mundo, como o Brasil. Em terras brasileiras, você pode encontrá-la em várias formas, até mesmo enlatada e processada. Que tal ficar por dentro de seus benefícios para a saúde?
Talvez o nutriente mais significativo da lichia seja a vitamina C, já que essa fruta possui mais de 100% da necessidade diária de ácido ascórbico em uma única porção. Isso significa que o sistema imunológico recebe um grande reforço, já que a vitamina C é um dos principais compostos antioxidantes e é conhecida por estimular a atividade das células brancas do sangue, que são a principal linha de defesa do sistema imunológico.
A lichia tem uma grande quantidade de potássio e possui uma quantidade muito baixa de sódio, o que significa que ela pode ajudar o seu corpo a manter a pressão ideal. O potássio é considerado um vasodilatador, o que significa que ele reduz a contração dos vasos sanguíneos e das artérias, diminuindo assim o stress no sistema cardiovascular. Curiosamente, os níveis de potássio são quase três vezes maiores na lichia seca do que na lichia fresca.
Um poderoso composto fenólico encontrado na lichia tem sido ligado a uma série de importantes benefícios para a saúde, incluindo o combate a gripe, melhora na circulação sanguínea, redução de peso e proteção da sua pele dos raios UV. Ele também demonstra capacidades antioxidantes consideráveis, assim como o ácido ascórbico.
O cobre é outro mineral essencial encontrado em quantidades consideráveis na lichia e embora o ferro seja mais comumente associado a células vermelhas do sangue, o cobre também é parte integrante da formação de eritrócitos. Portanto, o teor de cobre na lichia pode melhorar a circulação sanguínea e aumentar a oxigenação dos órgãos e células.
A quantidade significativa de fibras dietéticas presentes na lichia, como na maioria das frutas e legumes, ajuda a adicionar volume às suas fezes e aumenta a sua saúde digestiva. Isso também auxilia os movimentos intestinais a percorrer o trato digestivo suavemente, evitando constipações e outros distúrbios gastrointestinais
Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…
Leave a Comment