O pêssego é uma fruta versátil e saborosa que é nativa da China e do sul da Ásia. Ele tem uma pele felpuda e aveludada, além de um aroma delicado e uma polpa suculenta e amarelada. Mas não é só o sabor e aparência do pêssego que o fazem se destacar entre outras frutas. Ele tem uma grande quantidade de nutrientes que podem ser muito úteis para a nossa saúde. Que tal conhecê-los?
O pêssego é rico em ácido ascórbico e zinco, que ajudam no funcionamento normal do corpo ao manter o sistema imunológico saudável. Uma pesquisa sobre o papel da vitamina C e do zinco no corpo humano descobriu que eles exercem propriedades cicatrizantes e antioxidantes que ajudam no combate a infecções e na redução do surgimento de doenças como o resfriado comum, a malária, a pneumonia e a diarreia. A falta desses componentes no organismo pode resultar em uma atividade celular prejudicada.
O pêssego exerce efeitos protetores sobre a pele contra a radiação ultravioleta. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Düsseldorf, na Alemanha, forneceu evidências de que os antioxidantes zeaxantina e luteína têm efeitos anti-inflamatórios significativos sobre os danos da pele causados pela radiação UV-B e a protegem da hiperproliferação de células. Os flavonoides presentes nos pêssegos também têm efeitos fotoprotetores e ajudam a prevenir a pele da vermelhidão causada pela radiação UV.
A presença de magnésio no pêssego auxilia na prevenção do estresse e a ansiedade, além de ajudar manter o sistema nervoso calmo. Segundo pesquisas, a falta de magnésio no organismo pode afetar o funcionamento do sistema nervoso central, resultando em um grande aumento de atividade descontrolada dos sinais nervosos.
O pêssego é rico em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo. O betacaroteno desempenha um papel importante na manutenção da visão saudável e na prevenção de várias doenças oculares, como o ressecamento do olho, a degeneração macular e a cegueira.
Essa fruta contêm fósforo que, junto com o cálcio, ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes e na manutenção e reparação dos tecidos corporais. O pêssego também auxilia na prevenção de várias doenças ósseas, como a descalcificação, que pode levar à osteoporose, principalmente em mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa.
O pêssego pode ser muito bom para manter a saúde digestiva por causa do seu teor alcalino e sua grande quantidade de fibras. As fibra dietéticas presentes nos pêssegos absorvem a água e ajudam na prevenção de distúrbios do estômago, como prisão de ventre, gastrite, úlceras estomacais e evacuações irregulares.
E você, gosta de pêssego? Deixe o seu comentário! 😀
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment