O caqui é uma fruta deliciosa e exótica que tem o seu consumo recomendado por especialistas do mundo todo. Embora as versões mais populares desta fruta sejam originalmente nativas da China e do Japão, elas se espalharam pelo mundo nos últimos cem anos e espécies semelhantes também foram encontradas em outras partes do planeta. Isso sugere que o caqui tem sido usado por centenas de anos e em várias culturas diferentes. Que tal conhecer os benefícios que essa fruta pode trazer para a sua saúde?
Juntamente com as propriedades antioxidantes que reduzem as chances de câncer, o caqui também pode diminuir os riscos do desenvolvimento de tumores. Essa fruta contêm ácido betulínico, que é um composto antitumoral comprovado. Isso pode reduzir as chances de contrair tumores induzindo a apoptose, também conhecida como morte celular programada.
Os compostos presentes no caqui também têm uma boa quantidade de benefícios comprovados para a saúde dos olhos. A zeaxantina, um membro do complexo de vitaminas B e presente no caqui, está diretamente ligada à melhoria da saúde ocular devido ao seu comportamento como uma substância antioxidante. Estudos mostram que este composto reduz o risco do surgimento de doenças como degeneração macular, catarata e cegueira noturna.
O caqui ajuda a aumentar a imunidade do corpo devido à presença de vitamina C em sua composição. O caqui tem um dos maiores teores de ácido ascórbico (vitamina C) entre várias frutas e uma única porção conta com aproximadamente 80% da necessidade diária desse nutriente. A vitamina C estimula o sistema imunológico e aumenta a produção de glóbulos brancos, que são a principal linha de defesa do organismo contra infecções microbianas, virais e fúngicas, assim como corpos estranhos ou toxinas.
Como a maioria das frutas, o caqui é uma boa fonte de fibras, contendo quase 20% da necessidade diária em uma única porção. As fibras ajudam o corpo a processar alimentos de forma mais eficiente, adicionando volume às fezes, estimulando o movimento da comida pelo trato digestivo e aliviando os sintomas dos gases presos e diarreia. No geral, uma fruta rica em fibras, como o caqui, pode ser de grande valia para o seu sistema gastrointestinal.
Essa fruta é rica em beta-caroteno, luteína, licopeno e criptoxantina. Esses nutrientes funcionam como antioxidantes no corpo para reduzir o estresse oxidativo e evitar sinais de envelhecimento prematuro, como rugas, manchas senis, doença de Alzheimer, fadiga, perda de visão, fraqueza muscular e uma série de outras condições.
Além de ajudar a controlar a pressão arterial, o caqui fornece uma boa quantidade de cobre, um elemento essencial na criação de novos glóbulos vermelhos. Sem cobre, seu corpo não será capaz de absorver vários nutrientes essenciais para produzir hemoglobinas adicionais. O aumento da circulação de glóbulos vermelhos saudáveis aumenta a função cognitiva, o metabolismo e fornece energia suficiente para que seu corpo trabalhe no reparo de feridas e promova o crescimento celular adequado.
Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment