O som de água corrente pode ser relaxante e maravilhoso em muitas circunstâncias, não é mesmo? Seja ele proveniente de um riacho de correntes contínuas, de uma cachoeira furiosa ou até mesmo das gotas de uma chuva passageira, é muito legal se deparar com essa composição criada pela própria natureza. O problema é que esses sons não ajudam muito quando você realmente precisa fazer xixi. Na verdade, eles só pioram as coisas, fazendo com que a necessidade de ir ao banheiro atinja níveis ainda mais urgentes. Mas afinal por que isso acontece?
Por incrível que pareça, o raciocínio por trás disso é mais óbvio do que você imagina. Psicólogos e urologistas que estudam a região do trato urinário afirmam que ouvir o barulho de água corrente realmente faz com que você sinta uma vontade ainda maior de fazer xixi, simplesmente porque o “poder do condicionamento” está presente nesse tipo de cenário. O som da água corrente soa de uma forma muito semelhante ao barulho de urinar e devido ao fato de que literalmente passamos a vida toda realizando a mesma rotina no banheiro, nós acabamos associando muitos desses sons com o ato de fazer xixi.
O condicionamento clássico é uma teoria de aprendizado que se baseia em mecanismos de respostas automáticas para explicar por que os animais (incluindo os seres humanos) reagem a certas coisas aparentemente de uma forma subconsciente. Isso foi posto à prova pelo fisiologista russo Ivan Pavlov em um experimento com alguns cachorros. Os cães de Pavlov salivavam naturalmente quando estavam prestes a receber alguma comida. Sabendo disso, ele passou a tocar uma campainha toda vez que dava aos cachorros suas refeições. Com o passar do tempo, os cães aprenderam a associar o som do sino com o horário da refeição, de modo que o simples barulho do sino já era mais que suficiente para fazê-los salivar. Posteriormente, ele descobriu que tudo isso é controlado por uma rede neural chamada sistema nervoso autônomo.
Ou seja, seguindo os conceitos da teoria do condicionamento clássico, podemos dizer que somos naturalmente condicionados a reproduzir uma resposta a um estímulo específico, nesse caso, o de relacionar a água corrente com o xixi. É por isso que alguns urologistas recomendam que as pessoas que sofrem alguma dificuldade para urinar em lugares estranhos tentem imaginar um rio de águas correntes para condicionar o seu cérebro a enviar sinais para o sistema urinário indicando que é hora de liberar o xixi.
Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment