O padrão de teclas WASD pode parecer a escolha óbvia para os jogadores de PC movimentarem os seus personagens através do teclado nos dias atuais, mas vinte anos atrás esse definitivamente não era o caso. De fato, esse esquema demorou vários anos para ser largamente usado, o que levanta uma questão interessante: por que o conjunto de teclas WASD se tornou o preferido dos jogos e jogadores em meio a tantas outras opções disponíveis no teclado?
Embora não podemos saber exatamente quem foi a primeira pessoa a jogar com os seus dedos sobre o padrão WASD, nós podemos ter uma ideia de quem foi o responsável por popularizar esse estilo: o maior jogador de Quake de todos os tempos, Dennis “Thresh” Fong. Fong fez história quando levou para casa uma Ferrari 328 do programador de videogames John Carmack, depois de vencer o primeiro torneio nacional de Quake em 1997, nos Estados Unidos. Quando ele ganhou o torneio, derrotando Tom “Entropy” Kimzey na batalha final, muita gente notou que, enquanto sua mão direita estava movimentando normalmente o mouse, a sua mão esquerda ficava localizada sobre as quatro teclas que se transformaram no padrão de movimentos nos jogos para PC, as famosas WASD.
Quando os jogos de tiro em primeira pessoa ainda buscavam conquistar o seu espaço, boa parte deles já contavam com a função que permitia a configuração das teclas de acordo com o gosto do jogador, sendo que boa parte das pessoas preferiam as teclas direcionais. Fong, então, decidiu que ele tinha que encontrar um esquema que se encaixasse perfeitamente no seu estilo de jogo. Foram necessárias algumas experiências estranhas, incluindo uma tentativa bizarra de se mover usando a configuração WADX, até que Fong finalmente decidiu usar o WASD e o usa desde os tempos de Doom e Quake até os dias atuais.
“Certamente eu não vou levar crédito pela criação do WASD”, disse Fong em uma entrevista. “Eu me deparei com ele. Tenho certeza que outras pessoas começaram a usá-lo também apenas com base na questão que ele é um esquema confortável para jogar. Eu definitivamente acho que ajudei a popularizá-lo entre um certo grupo de jogadores, particularmente os que jogavam os jogos de tiro em primeira pessoa.
De fato, é bem provável que Fong tenha realmente sido um dos grandes responsáveis pela popularização do WASD, afinal, ele chegou a ser reconhecido como o melhor jogador do mundo, o que fazia muita gente se inspirar no seu estilo de jogo. No entanto, o verdadeiro divisor de águas nesse quesito ocorreu juntamente ao lançamento de jogos como Half-life e Starsiege Tribes de 1998 e para o Quake III de 1999, que passaram a exigir que todos os jogadores adotassem o novo esquema imediatamente e não apenas como uma opção adicional.
A popularidade dos jogos, combinada com a prova definitiva de que os jogadores profissionais conseguiam melhores resultados com o WASD, impulsionaram de vez a combinação de quatro letras para o sucesso. Na verdade, a escolha deu tão certo que usamos essa referência até hoje.
Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!