A TV por assinatura é um serviço que ainda sobrevive mesmo diante aos avanços da tecnologia, como o Netflix e outros serviços de streaming on-demand. Contudo, mesmo possuindo grandes números de assinantes, as TVs por assinatura por todo o Brasil estão vendo seus números reduzirem, por isso os canais pagos estão criando versões online de streaming, como o HBO GO, uma opção para quem é assinante do canal por assinatura assistir filmes e séries pela internet sem precisar esperar pela exibição na televisão.
É muito compreensível que isto esteja ocorrendo: com a correria do trabalho, com prazos de entrega de várias demandas e principalmente pelo excesso de urgência em tudo o que fazemos nos dias de hoje, é praticamente impossível parar várias horas por dia para acompanhar a programação de um canal de televisão – salvo quando são estreias muito aguardadas como de seriados em reta final, ou últimos capítulos de novelas e até jogos de futebol. Mas sempre com esse sintoma de que é necessária a “urgência” para atrair o público.
De acordo com dados de 2016, as maiores TVs por assinatura do Brasil eram a SKY, com 5,2 milhões de assinantes, a NET com 3,6 milhões, a Embratel, que tinha 2,5 milhões, a Telefônica com 1,7 milhão, a Net São Paulo, com 1,6 milhão, a Oi, com 1,3 milhão. A Claro e Net Rio tinham cerca de 800 mil assinantes na época, de acordo com dados da ANATEL. Porém, os números reduziram nos últimos anos e, além disso, algumas empresas mudaram de nome ou se fundiram.
A Embratel, por exemplo, virou a Claro, que pouco depois se uniu à NET. A Telefônica foi incorporada à Vivo TV e só isso já basta para uma revolução nos dados que foram apresentados. Porém, a ANATEL ainda não apresentou dados atualizados sobre esses novos serviços de TV por assinatura. Mas estima-se que a NET/Claro seja a maior atualmente, com quase 9 milhões de assinantes, o que corresponde a 50% do mercado.
De acordo com matéria do UOL, as operadoras de TV por assinatura encolheram em 536 mil assinaturas em apenas um ano. O balanço culpa principalmente a crise econômica que o Brasil enfrentou nos últimos anos e o acesso à novas opções online. Entre agosto de 2017 e agosto deste ano, quase 540 mil assinantes abandonaram a tradicional TV por assinatura. Atualmente, 17,79 milhões de brasileiros pagam TV por assinatura, segundo a ANATEL.
Quem mais perdeu assinantes no período estudado foi a NET/Claro: menos 402 mil clientes. A Vivo perdeu 25 mil e a Sky 146 mil. Somente a Oi TV mostrou crescimento com 126 mil novos clientes, um aumento em 8,7%.
E aí, matou a curiosidade? Deixe nos comentários!