Se existe algo que se tornou um terror para a humanidade é a tal celulite. Mas afinal, o que ela é? O que a causa? Vamos descobrir!
A celulite, ou lipodistrofia ginóide, é um tipo de alteração causado por acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, o que as torna cheias e endurecidas, causando desníveis – ondulações e retrações – e nódulos que trazem aquela aparência de furinhos ou a famosa ‘casca de laranja’. Ou seja, a celulite é causada por diversas alterações que ocorrem no tecido de gordura que fica sob a pele em conjunto com outras alterações na microcirculação e aumento do tecido fibroso.
O que causa a celulite?
Pois bem, existem diversas razões para a celulite surgir, a principal delas é o excesso de peso. Porém, muitas mulheres com peso regular também apresentam os furinhos indesejáveis, isso ocorre em função de uma alteração no equilíbrio entre a quantia de gordura e de músculo. Este excesso de tecido gorduroso aliado aos hormônios femininos e alterações na microcirculação acaba causando a celulite. Fatores externos como fumar cigarros, estresse, ausência de exercícios físicos, poluição e má alimentação também são causas prováveis.
Como tratar a celulite?
Existem diversos tratamentos estéticos que prometem o desaparecimento das tão odiadas celulites. Segue a lista:
– Drenágem Linfática
– Massagem Modeladora
– Creme Anticelulite
– Endermologia
– Radiofrequência
– Mesoterapia
– Cirurgia a Laser
– Carboxiterapia
– Ultrassom com Lipolíticos
– Gesso Liporredutor
– Criolipólise
– Subcisão
– Lipocavitação
– Ondas Acústicas (Acoustic Wave Therapy – AWT)
– Corrente Russa
– Medicamentos
Evite-a!
Porém, você pode evitar o aparecimento das celulites mudando algumas coisas em seu dia-a-dia.
Mude sua alimentação
– Beba 2 litros de água por dia
– Evite excesso de gorduras e carboidratos simples (doces e açúcares)
– Não consuma fritos, enlatados, processados ou refinados
– Aposte em alimentos crus, integrais ou ainda cozidos a vapor
Beba água
A água auxilia na eliminação das toxinas que formam a celulite, logo é muito importante que você beba cerca de 2 litros de água por dia de forma fracionada. Líquidos como sucos e isotônicos também podem ajudar, porém vale o cuidado em função de seu nível de açúcar.
Exercícios físicos regulares
É muito importante praticar exercícios físicos para eliminar a gordura que fica no quadril e glúteos e também para ativar a circulação e evitar a formação dos terríveis furinhos.
Partiu lutar contra a celulite? Comente!