O milho é um dos cereais mais conhecidos do mundo, tendo provavelmente se originado no sul do México. Os grãos contêm a maioria dos nutrientes presentes no vegetal e são as partes mais consumidas, sendo que eles podem ter várias cores além do amarelo tradicional, sempre a depender de onde o milho é cultivado e de qual espécie ou variedade eles são provenientes. Por ser um alimento muito versátil na produção de inúmeros pratos, o milho é muito respeitado no ramo culinário, o que é muito bom, já que ele pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Que tal conhecer alguns?
O milho contém carotenoides como a luteína e a zeaxantina, que podem trazer muitos benefícios para os olhos. Ambos são frequentemente referidos como pigmentos maculares que marcam presença na retina para evitar qualquer dano que possa ser causado pelas células dos radicais livres, graças às suas ações antioxidantes.
O milho contém uma quantidade elevada de carboidratos, que por sua vez fornecem a energia necessária para que o corpo e a mente funcionem de maneira adequada. O milho é um carboidrato complexo que leva tempo para ser totalmente digerido, o que nesse caso é benéfico para o corpo, pois ao mesmo tempo mantém você saciado e com energia de sobra.
O milho contém uma quantidade considerável de fitoquímicos fenólicos que ajudam a regular a pressão arterial e a prevenir a hipertensão. Ele também conta com uma boa quantidade de vitamina B, que é essencial para o funcionamento ideal das glândulas supra-renais.
De acordo com um estudo realizado por membros da Universidade de Massachusetts, EUA, o consumo do milho ajuda a reduzir os níveis do colesterol LDL, mais conhecido como “colesterol ruim”. Vale lembrar que essa redução no colesterol LDL não significa uma redução no HDL, chamado de “colesterol bom” e que pode ter efeitos benéficos no corpo. Com isso, o milho ajuda a diminuir os riscos do surgimento de doenças cardíacas e promove uma limpeza geral dos radicais livres em todo o corpo.
Segundo estudos feitos na Cornell University, o milho possui uma grande quantidade de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres causadores de alguns tipos de câncer. Ao contrário de muitos outros alimentos, o ato de cozinhar o milho contribui para o aumento do número de antioxidantes presentes em sua composição. Além disso, ele é uma rica fonte de ácido ferúlico, um agente anti-carcinógeno que demonstrou ser eficaz no combate a tumores que levam ao surgimento do câncer de mama e do fígado.
O milho conta com minerais muito importantes para a saúde. Entre eles, o fósforo é essencial para a saúde óssea e para o funcionamento ideal dos rins, enquanto o magnésio é muito importante na manutenção da frequência cardíaca normal.
Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…
Leave a Comment