Você sabia que aquilo que chamou de chá por toda a vida não é chá, mas sim infusão? Fique tranquilo, eu explico a diferença.
O que é chá?
Chá é o nome de uma planta (Camellia sinensis) que, em função de suas inúmeras propriedades e variedades, se popularizou pelo mundo. Você a conhece como Chá Preto, Chá Verde, Chá Branco, Chá Amarelo ou ainda Chá Vermelho. Este é o verdadeiro e único chá que é preparado em forma de infusão. Explodiu seu cérebro agora?
O que é infusão?
Infusão é toda bebida feita a partir de outras plantas sob água quente. Ou seja, ao usar folhas de pitangueira, folhas de hortelã, camomila e outros tipos de ervas para criar bebidas quentes e saborosas, você não está de nenhuma forma fazendo chá. Está fazendo uma infusão de camomila, por exemplo.
Tá, mas quando eu posso dizer que fiz um chá?
Apenas quando estiver fazendo uma bebida quente utilizando a Camellia sinensis que é vista geralmente em suas 4 variedades. Chá verde, chá preto, chá vermelho e chá branco. Esses chás se destacam pela quantia de cafeína que possuem, sendo indicados para as mais diversas utilidades. O chá preto, por exemplo, é conhecido como English Breakfast Tea (Chá Inglês de Café da Manhã) justamente por suas propriedades despertantes que, muitas vezes, podem até ser mais eficientes que uma xícara de café.
O Chá Verde é muito utilizado em dietas já que sua quantia de cafeína é ótima para ativar o metabolismo, assim fazendo-o agir mais rapidamente, porém não é o suficiente para mante-lo desperto. O chá branco tem as mesmas propriedades e é tão benéfico quanto o chá verde, porém é mais raro e possui um sabor diferenciado. O chá vermelho também é um ótimo ativador de metabolismo, porém também é rico em sais minerais, vitaminas C e anti-oxidantes que combatem o envelhecimento precoce. Já o chá amarelo é o que mais possui Ácido Gálico, muito eficiente na proteção do fígado.
Muito bizarro, não acha? Comente!