Saúde

Quais são os benefícios do arroz para a saúde?

O arroz é um alimento que constitui a base nutricional de muitas cozinhas ao redor do mundo, o que por sua vez corresponde à alimentação de aproximadamente metade da população mundial. Esse cereal também é conhecido pelo fato de possuir inúmeras variedades que apresentam diferentes formas, tamanhos, texturas, aromas e cores. Mas você sabia que essas variações apresentam muitas propriedades semelhantes entre si? Confira alguns benefícios que o consumo do arroz pode trazer para a sua saúde:

É uma excelente fonte de energia

Todas as variedades de arroz auxiliam na geração de energia para o nosso corpo. Como ele é rico em carboidratos,  ele acaba agindo como o combustível que ajuda os órgãos do corpo a realizarem as suas funções. O cérebro é um dos órgãos mais beneficiados com essa função, por isso o consumo de arroz é recomendado para aqueles que querem manter o seu “computador central” funcionando adequadamente.

Ajuda a combater o colesterol

As pessoas que consomem arroz regularmente tendem a apresentar melhores níveis de colesterol do que as que não o consomem, devido à melhor utilização da gordura para a produção de ácidos biliares e à administração das atividades hormonais. Além disso, ele também pode minimizar o risco de ataques cardíacos ou derrames.

Promove a saúde do sistema nervoso

O arroz é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, sendo que muitas delas desempenham um papel crucial no desenvolvimento e no funcionamento ideal do sistema nervoso. Isso pode auxiliar até mesmo na prevenção da doença de Alzheimer.

É bom para a pele

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Alimentos da Coreia constatou que o arroz apresenta características que podem ser muito úteis na manutenção da saúde da pele. Os compostos fenólicos, presentes em sua composição, possuem propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar a irritação e a vermelhidão da pele.

Auxilia na digestão

A casca do arroz é considerada um medicamento natural eficaz no tratamento da disenteria. O seu alto teor de fibras promove uma melhora na regulação do movimento intestinal, protegendo o seu intestino contra vários problemas, como constipação e cólicas intestinais.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Band-aid, adoçantes e mais 2 coisas cancerígenas com as quais convivemos no dia a dia

Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…

17 horas atrás

Teoria afirma que Sol pode ter consciência própria. Será possível?

A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…

2 dias atrás

Como um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no Planeta Vermelho

A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…

3 dias atrás

Por que algumas pessoas possuem o umbigo para dentro?

O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…

4 dias atrás

Narlugas? Zebroides? Conheça 4 animais híbridos que realmente existem

Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…

5 dias atrás

Qual é o real peso da Terra?

O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…

6 dias atrás