Diesel e o biodiesel são dois produtos orgânicos que são usados como combustíveis à base de carbono. Mas apesar de certas semelhanças, incluindo os seus respectivos nomes, ambos são extraídos de diferentes fontes e apresentam características opostas quando o assunto é a preservação do meio ambiente.
O diesel é um combustível que resulta do processo de craqueamento do petróleo bruto. Embora não seja tão utilizado quanto a gasolina, ele é muito mais adaptável a veículos com motores que focam mais na força e no desempenho do que na velocidade em si, devido à sua alta densidade de energia. A desvantagem do diesel é que, quando comparado aos outros combustíveis, ele induz um risco muito maior ao meio ambiente. A combustão incompleta do diesel é responsável pela liberação prejudicial de óxidos de carbono e outros compostos poluentes para a atmosfera. Esses gases são, inclusive, os grandes responsáveis pela maioria dos problemas relacionados ao degradamento da atmosfera terrestre e ao enfraquecimento da camada de ozônio, que levam ao surgimento de fenômenos como a chuva ácida e prejudicam o ecossistema.
O biodiesel, por outro lado, é um combustível bem mais amigável com o meio ambiente. Ele pode ser extraído de gorduras provenientes de vegetais, o que o torna uma fonte de energia totalmente renovável, diferente do diesel comum que é dependente da existência e da extração do petróleo. Quando combinadas com certos alcoóis, as gorduras nos óleos vegetais criam longas cadeias de esteres, que fazem com que o óleo funcione como combustível, dando origem ao biodiesel. Vale lembrar que o biodiesel pode ser usado em praticamente qualquer tipo de motor diesel após algumas pequenas modificações em certos casos, sem correr o risco de causar qualquer tipo de dano ao motor. Além disso, o biodiesel libera níveis bem menores de substâncias poluentes no ar. Ou seja, a maior diferença entre os dois é que o diesel é uma fonte de energia esgotável e não renovável, enquanto o biodiesel é exatamente o oposto.
Como as fontes de produção do diesel não são favoráveis ao meio ambiente e correm o risco de serem completamente eliminadas a longo prazo, o biodiesel se torna muito mais viável em termos de produção e de preservação da camada de ozônio. Além disso, o biodiesel pode ser um passo importante para a adoção de fontes de energia mais limpas, renováveis e eficientes. Mas ainda assim é necessária uma atenção especial nessa área, pois alguns países temem que a safra necessária para a produção de biodiesel e outros biocombustíveis possa levar a uma diminuição no suprimento de alimentos básicos.
Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment