A aveia é um cereal muito popular em praticamente todas as partes do mundo e pode ser encontrada em muitas formas diferentes. Nativa do oriente médio, a aveia sempre foi bastante usada na alimentação de animais como o gado bovino. No entanto, com o avanço da ciência e da medicina, suas propriedades nutricionais ficaram cada vez mais claras, o que levou à sua inclusão na dieta dos seres humanos. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?
Melhora a saúde cardiovascular
Os antioxidantes presentes nesse cereal são bastante benéficos quando se trata do combate à doenças cardíacas, sendo que as suas fibras alimentares também ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) sem afetar o bom colesterol (HDL). Entre essas fibras, se destaca a fibra beta-glucana, a qual é muito eficaz na manutenção da saúde do coração.
Promove o bom funcionamento do intestino
Por ser uma rica fonte de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, a aveia ajuda a regular os movimentos intestinais, prevenindo problemas como prisão de ventre, cólicas intestinais e síndrome do intestino irritável. Além disso, estudos também mostram que a aveia pode até mesmo diminuir a incidência de câncer colorretal.
Auxilia na perda de peso
A aveia é um alimento que possui um baixo teor de calorias, além de contar com a capacidade de fazer você se sentir saciado por mais tempo. Essa combinação de características benéficas pode ser muito útil para as pessoas que buscam perder alguns quilos.
Melhora a qualidade do sono
Os minerais presentes na aveia ajudam na produção de melatonina, uma substância química que induz o sono. O triptofano é outro aminoácido que também possui propriedades sedativas para o cérebro. Por isso, a aveia pode ser utilizada como uma grande ajudante no combate à insônia.
Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
A aveia ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, podendo até mesmo reduzir o risco de diabetes tipo 2. Os nutrientes da aveia, incluindo o beta-glucano, retardam a queda nos níveis de açúcar no sangue antes das refeições e retarda a subida após a ingestão dos alimentos, promovendo um balanceamento ideal do açúcar no organismo.
Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!