Não, meu amigo. Infelizmente, você não pode fazer cócegas em si mesmo. Isso porque as cócegas fazem parte de um processo neurológico que serve para proteger seu corpo, deixando-o em estado de alerta ao receber qualquer estímulo. Esse mecanismo foi adquirido ao longo do tempo e é perfeitamente natural, além de ter sido muito útil no passado. Afinal, se uma cobra peçonhenta rastejar próximo aos seus pés, sentir cócegas fará você olhar para lá imediatamente, assim colocando-o em estado de alerta.
Mas por que não posso fazer cócegas em mim?
Simplesmente porque não há como você surpreender seu próprio cérebro. Pense bem, se as cócegas são um sistema de alerta, elas só se ativam em uma situação de surpresa onde você não há como prever o que irá acontecer. Ou seja, quando acontece, você fica alerta porque justamente foi surpreendido. Se seu cérebro sabe o que irá se aproximar, como a sua mão de uma área onde sente muita sensibilidade por exemplo, ele cancela o sistema de alerta e faz você não sentir a sensação.
Se quiser termos técnicos, eu dou termos técnicos! O cerebelo é responsável pela previsão exata do movimento, assim transmitindo as informações ao córtex somatossensorial que é responsável pelo tato para assim tranquiliza-lo. Super interessante e complexo, não acha? Comente!