Saúde

Quais são os benefícios do inhame para a saúde?

O inhame é um tubérculo que recebe um grande destaque em várias culturas ao redor do mundo. Na Índia, ele é comumente associado à deusa da riqueza, enquanto que em alguns lugares da África até possuem festivais anuais dedicados especialmente à sua produção. Mas além de toda essa natureza mística que envolve o seu cultivo, o inhame é um alimento altamente nutritivo. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Facilita a digestão

O inhame possui uma quantidade surpreendente de fibras, o que é algo ótimo para o nosso sistema digestivo. As fibras promovem a digestão eficaz dos alimentos, prevenindo o nosso corpo do surgimento de problemas como constipações e cólicas. Além disso, o teor de potássio presente no inhame ajuda na contração muscular no intestino, permitindo um melhor fluxo na movimentação dos alimentos pelo trato digestivo.

Combate doenças cardiovasculares

O inhame ajuda a promover a saúde cardiovascular, eliminando o excesso de sódio na corrente sanguínea. O excesso de sódio é o grande responsável pela hipertensão e consequentemente aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. Outros minerais presentes nessas raízes, como potássio e manganês, também são ótimos para manter os vasos sanguíneos saudáveis.

Auxilia no combate à anemia

O inhame pode ser um grande auxiliar no combate à anemia, graças ao seu teor de ferro que atua em conjunto com outros minerais na produção de glóbulos vermelhos. Estes minerais também melhoram o fluxo do sangue, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis.

É bom para a pele

O colágeno é conhecido por ajudar a manter a pele firme, elástica e saudável. O inhame contribui para a produção deste produto químico em nosso organismo, além de ser antioxidante, o que ajuda na regeneração celular. Esse tubérculo também pode ser um forte aliado contra os efeitos dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.

Promove uma gravidez saudável

O inhame contém boas quantidades de ácido fólico, que é essencial para o desenvolvimento do cérebro do feto. Além disso, ele conta com minerais que podem ajudar a aliviar o enjoo matinal e a manter os ossos fortes durante a gravidez, o que é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê que está por vir.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Band-aid, adoçantes e mais 2 coisas cancerígenas com as quais convivemos no dia a dia

Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…

10 horas atrás

Teoria afirma que Sol pode ter consciência própria. Será possível?

A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…

1 dia atrás

Como um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no Planeta Vermelho

A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…

2 dias atrás

Por que algumas pessoas possuem o umbigo para dentro?

O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…

3 dias atrás

Narlugas? Zebroides? Conheça 4 animais híbridos que realmente existem

Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…

4 dias atrás

Qual é o real peso da Terra?

O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…

6 dias atrás