Sempre tive certo preconceito com antidepressivo, porém nunca compreendi exatamente como este tipo de medicamento funciona. Seria como um analgésico que faz efeito rápido e momentâneo? Ou o mesmo promove a cura dos sintomas da depressão como um antibiótico faz com a sinusite? É o que hoje iremos descobrir!
Como funciona o antidepressivo?
Então, o medicamento antidepressivo tem a função de agir diretamente no cérebro aumentando a quantia de neurotransmissores para assim promover um aumento de eventos químicos dentro de cada célula nervosa para que haja melhora nos sintomas da depressão, ansiedade e outros problemas aos quais o remédio for indicado. Nada de hormônio da felicidade, viu? A verdade é que isso não existe, não há um remédio que traga a felicidade imediata. O que ocorre é um auxílio para que os neurotransmissores voltem a funcionar normalmente, assim proporcionando a ausência dos sintomas depressivos e, por sua vez, causando bem estar. Não tem nenhuma relação com humor.
Quando é preciso tomar um antidepressivo?
Quando o seu médico receitar. Ponto. Não existe isso de ‘deu certo para meu amigo, vai dar para mim’. Ou ainda ‘estou meio triste, vou tomar um antidepressivo pra ficar feliz rápido e depois parar’. Não é assim que funciona. É preciso que um médico especialista faça uma análise do seu caso, descubra as causas dos seus sintomas e então comece a fazer testes com antidepressivos diferentes até encontrar o que melhor se adéqua com o seu organismo. Para saber se você precisa procurar um médico, segue alguns sintomas comuns:
- Humor deprimido ao longo do dia
- Falta de interesse e prazer no que faz
- Perda ou ganho de peso sem razão aparente
- Insônia
- Excesso de sono
- Fadiga
- Perda de energia
- Culpa
- Pensamentos de Auto-depreciação
- Dificuldade em concentração
- Sentimento de inutilidade
Existem contra-indicações?
Este é o maior motivo para você buscar um especialista. Cada organismo é individual e por isso existe uma gigantesca gama de medicamentos no mercado para que você teste JUNTO COM SEU MÉDICO e descubra a qual se adapta melhor.
Mas e as reações adversas?
Essas são realmente diversas e existe um período de adaptação. Você pode ter alterações de apetite, sono, dores de cabeça, problemas intestinais e estes são apenas os mais comuns. Ler a bula de um antidepressivo pode ser bastante assustador e por isso é muito importante ter acompanhamento médico, tirar todas as dúvidas. É bom ter o telefone do mesmo para caso você sinta algo fora do comum, assim poderá ter uma melhor orientação.
Causa dependência?
Não. Ao contrário do que muitos pensam, o antidepressivo não causa dependência. O que ocorre e, ao parar de tomar rapidamente, sentir diversos sintomas incômodos tais como náusea, dor de cabeça e outros.
Tirou suas dúvidas? Comente!