O aspargo é um vegetal geralmente encontrado na cor verde, mas que também possui variações em tonalidades brancas e roxas. Comumente colhido na primavera, o aspargo é muito popular em países como Itália, Alemanha e Inglaterra, mas a sua popularidade tem se espalhado pelo resto do mundo nos últimos anos. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?
Promove a saúde dos vasos sanguíneos
O aspargo é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B. A deficiência desses nutriente pode causar um aumento nos níveis de homocisteína no sangue, o que representa um risco de danificação dos vasos sanguíneos. Por isso, esse vegetal pode ser eficaz no combate a doenças cardiovasculares como trombose venosa e aterosclerose.
Ajuda a regular os níveis de açúcar no corpo
A grande quantidade de fibras solúveis e antioxidantes presentes no aspargo pode ajudar a prevenir o surgimento da diabetes tipo 2. Isso acontece porque as fibras solúveis regulam a quantidade de glicose que é absorvida no intestino, enquanto os antioxidantes ajudam na redução das inflamações associadas ao diabetes. O aspargo também conta com minerais que agem diretamente nas células pancreáticas, que são responsáveis pela regulação da secreção de insulina.
Alivia os sintomas da ressaca
Curiosamente, os sintomas da ressaca, como náuseas, fadiga, exaustão e desidratação, podem ser curados com a ingestão de uma porção de aspargos. Tanto as folhas quanto os brotos também podem ajudar a reduzir a toxicidade que o fígado apresenta após o consumo excessivo de álcool.
Fornece energia
O teor de magnésio presente no aspargo pode ajudar a mantê-lo enérgico e alerta por longos períodos de tempo, sem necessariamente resultar em fadiga. A ingestão desse vegetal também pode resultar em uma melhora do metabolismo, que por sua vez pode impulsionar o desempenho físico.
É diurético
O aspargo contém altos níveis de um aminoácido chamado “asparagina”, que serve como um diurético natural, proporcionando um aumento da micção que ajuda a livrar o excesso de sais e impurezas do corpo. Isto é especialmente benéfico para as pessoas que sofrem com problemas nos rins, fígado e doenças relacionadas ao coração.
Previne doenças neurodegenerativas
As doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a demência, costumam ser extremamente estressantes não apenas para a pessoa doente, mas também para a sua família. No entanto, o consumo regular do aspargo pode reduzir os riscos de desenvolver tais doenças, graças a boa quantidade de ácido fólico presente em sua composição. O ácido fólico desempenha um papel importante na produção de serotonina, que por sua vez assegura o desenvolvimento cognitivo e comportamental adequado.
Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!