O aspargo é um vegetal geralmente encontrado na cor verde, mas que também possui variações em tonalidades brancas e roxas. Comumente colhido na primavera, o aspargo é muito popular em países como Itália, Alemanha e Inglaterra, mas a sua popularidade tem se espalhado pelo resto do mundo nos últimos anos. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?
O aspargo é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B. A deficiência desses nutriente pode causar um aumento nos níveis de homocisteína no sangue, o que representa um risco de danificação dos vasos sanguíneos. Por isso, esse vegetal pode ser eficaz no combate a doenças cardiovasculares como trombose venosa e aterosclerose.
A grande quantidade de fibras solúveis e antioxidantes presentes no aspargo pode ajudar a prevenir o surgimento da diabetes tipo 2. Isso acontece porque as fibras solúveis regulam a quantidade de glicose que é absorvida no intestino, enquanto os antioxidantes ajudam na redução das inflamações associadas ao diabetes. O aspargo também conta com minerais que agem diretamente nas células pancreáticas, que são responsáveis pela regulação da secreção de insulina.
Curiosamente, os sintomas da ressaca, como náuseas, fadiga, exaustão e desidratação, podem ser curados com a ingestão de uma porção de aspargos. Tanto as folhas quanto os brotos também podem ajudar a reduzir a toxicidade que o fígado apresenta após o consumo excessivo de álcool.
O teor de magnésio presente no aspargo pode ajudar a mantê-lo enérgico e alerta por longos períodos de tempo, sem necessariamente resultar em fadiga. A ingestão desse vegetal também pode resultar em uma melhora do metabolismo, que por sua vez pode impulsionar o desempenho físico.
O aspargo contém altos níveis de um aminoácido chamado “asparagina”, que serve como um diurético natural, proporcionando um aumento da micção que ajuda a livrar o excesso de sais e impurezas do corpo. Isto é especialmente benéfico para as pessoas que sofrem com problemas nos rins, fígado e doenças relacionadas ao coração.
As doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a demência, costumam ser extremamente estressantes não apenas para a pessoa doente, mas também para a sua família. No entanto, o consumo regular do aspargo pode reduzir os riscos de desenvolver tais doenças, graças a boa quantidade de ácido fólico presente em sua composição. O ácido fólico desempenha um papel importante na produção de serotonina, que por sua vez assegura o desenvolvimento cognitivo e comportamental adequado.
Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment