A Grande Muralha da China é uma das construções mais antigas e famosas da história humana. Os historiadores geralmente apontam que o seu objetivo era proteger o Império Chinês da invasão de vários povos nômades da região da Eurásia, principalmente os mongóis. No entanto, alguns estudiosos já levantaram a hipótese de que ela também poderia ter sido criada graças à obsessão dos governantes chineses por grandes projetos. Infelizmente, apenas uma parte da Muralha permanece até os dias atuais, que costuma receber milhões de turistas todos os anos. Conheça a seguir algumas curiosidades que ajudam a contar um pouco da sua história.
1. Apesar de muita gente pensar que a Muralha foi construída a partir de uma parede única e de uma só vez, o muro é na verdade uma rede descontínua de segmentos construídos por várias dinastias para proteger a fronteira norte da China.
2. Durante sua construção, a Muralha chegou a ser chamada de “o cemitério mais longo do mundo”, por causa do fato de que muitas pessoas morreram durante a sua edificação. Supostamente, a estrutura custou a vida de mais de um milhão de pessoas, mas é impossível obter dados muito precisos.
3. A força de trabalho para construir a Grande Muralha da China era proveniente de guardas fronteiriços, camponeses, operários comuns e homens condenados.
4. A Grande Muralha da China é a estrutura mais longa já construída pelo homem.
5. O ponto mais alto da Grande Muralha fica em Pequim, na montanha Heita (1.534 metros acima do nível do mar). O ponto mais baixo fica em Laolongtou (exatamente no mesmo nível do mar).
6. Como a Grande Muralha da China era descontínua, mongóis invasores liderados por Genghis Khan não enfrentavam grandes problemas ao contornar alguns trechos. Isso possibilitou a conquista de uma grande parte do norte da China entre 1211 e 1223. De fato, os mongóis governaram a China até 1368, quando foram derrotados na dinastia Ming.
7. Os membros da família daqueles que morreram trabalhando na Grande Muralha da China costumavam colocar um galo branco enjaulado em cima do caixão do falecido. Eles acreditavam que o cantar do galo manteria o espírito do morto acordado até que atravessarem a Muralha, caso contrário, a família temia que o espírito escapasse e vagasse para sempre.
8. Ao contrário da crença comum, a Grande Muralha da China não pode ser vista da lua sem um instrumento de observação.
9. Curiosamente, durante a Revolução Cultural Chinesa (1966-1978), a Grande Muralha chegou a ser vista como um sinal de despotismo, o que fez com que algumas pessoas tentassem tirar alguns tijolos dela para usar na construção de suas casas.
10. A Grande Muralha tem sido frequentemente comparada à figura de um dragão. Vale lembrar que na China o dragão é considerado uma divindade protetora e é sinônimo da energia vital. Os antigos chineses acreditavam que a terra tinha uma grande quantidade de dragões que davam forma às montanhas.
11. Os chineses inventaram o carrinho de mão e o usaram em grande escala na construção da Muralha.
12. A argamassa usada para grudar as pedras da Grande Muralha da China era feita a partir da farinha de arroz.
13. Para defender a Muralha, os chineses usavam armas muito sofisticadas para a época, como machados, marretas, lanças e pólvora.
14. A última batalha travada na Grande Muralha ocorreu em 1938, durante a Guerra Sino-Japonesa, entre a República da China e o Império do Japão. Curiosamente, algumas marcas de bala ainda podem ser vistas no Muro, mais precisamente na região de Gubeikou.
Uma construção muito interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!