O cravo-da-índia (ou cravinho em Portugal) é uma especiaria amplamente usada na culinária para dar um sabor especial a vários pratos. É apreciado em muitas partes do mundo, mas a sua maior popularidade é proveniente dos países do leste asiático. O cravo ganhou destaque no passado ao ser uma das especiarias mais vendidas pelos comerciantes europeus, que obtinham o produto através dos navegadores que viajavam para alguns países da Ásia especialmente com esse propósito. Mas você sabia que além de dar gosto aos alimentos o cravo pode ser um aliado da sua saúde? Conheça os seus benefícios abaixo:
É bom para a digestão
Além de adicionar uma explosão de sabor nas refeições, o cravo-da-índia também ajuda no processo digestivo ao estimular a secreção de enzimas digestivas. Isso ocasiona a eliminação do gás que se acumula nos tratos digestivos, sendo uma cura natural para a flatulência. Além disso, o seu consumo pode reduzir as chances do surgimento de problemas como cólicas intestinais e constipação.
É antibacteriano
O cravo-da-índia possui propriedades eficazes contra patógenos infectantes. Graças aos seus efeitos medicinais antibacterianos, o cravo ajuda a matar cepas de bactérias que causam doenças como a cólera, deixando o seu organismo mais saudável.
Possui propriedades anti-inflamatórias
O cravo-da-índia possui um composto chamado eugenol, que apresenta um efeito anti-inflamatório. Estudos mostram que seus efeitos no organismo estão correlacionados à uma redução dos índices de inflamações, além de reduzir a dor estimulada pelos receptores nervosos.
Ajuda a tratar dores de cabeça
A presença do eugenol no cravo-da-índia o torna uma excelente alternativa aos medicamentos analgésicos que são geralmente usados para tratar dores de cabeça. O chá de cravo é muito recomendado nesse caso, pois ele não resulta em efeitos colaterais prejudiciais, diferente de alguns medicamentos sintéticos.
Auxilia na saúde bucal
O cravo-da-índia é muito benéfico no tratamento doenças da gengiva, como a gengivite, além de ser eficaz na inibição do crescimento de patógenos na boca. O cravo também têm propriedades que imitam as dos analgésicos, podendo ajudar a amenizar a dor de dente nos seus estágios iniciais. Vale lembrar que ele também pode ser usado no combate ao mau hálito.
Ajuda na cicatrização
Por ser um ótimo analgésico e antisséptico, o cravo é muito reconhecido pela sua eficácia no tratamento de contusões e arranhões, sempre promovendo a cicatrização adequada. Considerando o fato de que ele também possui propriedades anti-inflamatórias, o seu consumo também pode ajudar na redução de inchaços.
Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!