Por ano saem inúmeros concursos públicos que dão chance a centenas de brasileiros a integrar o serviço público nacional. O que isso significa? Em geral, excelentes salários e grande estabilidade profissional. Porém, você já parou para pensar em qual foi o primeiro Concurso Público da História do Brasil?
Pois então… Fazem cerca de 80 anos que surgiu o primeiro concurso público de nossa história. Segundo registros, foi o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI) o pioneiro a realizar um processo seletivo para preencher seus cargos públicos Se você estranhou este nome, fique tranquilo, acontece que esse órgão já foi extinto.
Mas quando foi realizado esse concurso?
Foi no segundo semestre de 1937, sendo válido em todo território nacional e conquistado 5 mil candidatos na disputa dos cargos de auxiliar administrativo, fiscalização, contabilidade e secretaria. Segundo os mesmos registros, o processo seletivo contou com exame psicotécnico e prova escrita na qual foram avaliados conhecimentos em português, matemática, previdência social e legislação do trabalho. Infelizmente, não há registro do número de vagas disponibilizadas. Acredita-se que o concurso foi uma opção devido a necessidade de ter profissionais que seguissem certos critérios técnicos em seu corpo funcionários.
Para você ter melhor noção, durante aquela época o recrutamento de servidores públicos era feito a partir de indicação de lideranças públicas, comportamento típico do período imperial. Então, em 1938 surge o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) que planeja, executa e consulta atividades de recursos humanos, assim trazendo diversas bases para o serviço público profissional que, gradativamente, se torna um sistema meritocrático que privilegia o talento e a virtude de cada candidato. Em 1934 já era possível ver diretrizes para ingressar em carreiras estatais, principalmente na área jurídica, porém só na Carta de 1967 durante o Regime Militar que o concurso público foi regulamentado como forma de admissão de profissionais para cargos públicos.
Interessante, não é mesmo? Comente!