Saúde

Quais são os benefícios do pequi para a saúde?

O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro. Essa fruta costuma ser consumida cozida juntamente com arroz e frango, além de também fornecer um óleo que é conhecido em algumas regiões como “azeite de pequi”. O seu sabor e aroma são muito marcantes e apresentam características peculiares, mas o que realmente chama a atenção é o seu alto valor nutricional. Conheça a seguir alguns dos seus principais benefícios para a saúde:

Promove a saúde cardiovascular

O pequi contém uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, que são compostos orgânicos benéficos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no nosso sangue, protegendo o nosso coração. Os ácidos oleico, linoleico e esteárico encontrados no pequi bloqueiam os efeitos da oxidação no corpo, fazendo com que menos colesterol se acumule nas paredes das artérias e nos vasos sanguíneos. Isso evita o surgimento de problemas cardiovasculares como aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença coronariana.

Ajuda a controlar a pressão arterial

A mistura de vitaminas e minerais fornecida pelo pequi, além dos efeitos anti-inflamatórios provenientes dos ácidos naturais encontrados na fruta, podem ajudar a aliviar o estresse nos vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo sanguíneo e promovendo o nível adequado da pressão arterial.

É bom para a visão

A vitamina A e os carotenoides encontrados no pequi atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isso significa que, ao comer essa fruta e outros alimentos ricos em carotenoides, você pode melhorar a sua visão, prevenindo o surgimento de problemas como a degeneração macular e as cataratas, que geralmente são causadas pelos efeitos dos radicais livres.

Ameniza a dor nos músculos e articulações

Um estudo publicado em 2016 na revista acadêmica “Nutrition Research”, apontou que o pequi mostrou uma grande eficácia na redução da inflamação geral nas articulações e músculos de atletas profissionais. Esses efeitos são potencialmente explicados pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrados nessa fruta. Isso pode ser uma boa notícia para as pessoas que sofrem com artrite e outras condições inflamatórias.

É bom para a pele e cabelos

O óleo do pequi contém uma de grande concentração de tocoferol e vitamina A, de modo que a sua utilização pode beneficiar a saúde da pele e dos cabelo. Além disso, o consumo do pequi propriamente dito pode ajudar a manter a sua pele livre de manchas e de sinais do envelhecimento precoce.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Band-aid, adoçantes e mais 2 coisas cancerígenas com as quais convivemos no dia a dia

Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…

10 horas atrás

Teoria afirma que Sol pode ter consciência própria. Será possível?

A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…

1 dia atrás

Como um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no Planeta Vermelho

A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…

2 dias atrás

Por que algumas pessoas possuem o umbigo para dentro?

O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…

3 dias atrás

Narlugas? Zebroides? Conheça 4 animais híbridos que realmente existem

Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…

4 dias atrás

Qual é o real peso da Terra?

O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…

6 dias atrás