Categorias: Curiosidades

Você sabia que desenhar pode ajudar a melhorar a sua memória?

Ter uma boa memória é uma das habilidades mais interessantes que algumas pessoas apresentam, afinal, somos bombardeados diariamente por toneladas de informações, de modo que só uma memória muito boa pode lidar com o armazenamento de grande parte disso. Mas você sabia que até mesmo as pessoas que constantemente esquecem vários detalhes do dia-a-dia podem melhorar a sua memória com a adoção de uma atividade muito prazerosa como desenhar?

Um estudo publicado recentemente na revista acadêmica “Experimental Aging Research”, afirma que pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, descobriram que o simples fato de desenhar as coisas que você quer lembrar acaba criando um número maior de associações na mente, o que por sua vez promove uma memória mais forte sobre elas. Isso acontece porque um elemento da memória é armazenado como uma sequência lógica em uma parte do cérebro, enquanto outro elemento é armazenado em outra parte do cérebro como uma expressão criativa desse pensamento baseada no desenho.

De fato, qualquer desenho requer que o cérebro processe informações visuais e traduza o significado das imagens em informações que possamos entender. Todas essas ações exigem um envolvimento profundo de diferentes partes do cérebro, o que no final das contas torna muito mais fácil o ato de lembrar de algo quando comparada à simples ação de escrever. Ao desenhar as coisas que você precisa lembrar, uma parte do seu cérebro que tradicionalmente não é usada nessa função acaba sendo ativada, de modo que isso ajuda grandemente na construção de uma memória mais eficiente.

Os cientistas dizem que não importa o quão bom você seja ao desenhar, basta desenhar algo que lhe ajude a acionar as suas habilidades de memória. Os pesquisadores indicam uma aplicação prática que qualquer um pode fazer para testar este fenômeno. Funciona da seguinte maneira: da próxima vez que você for fazer compras, em vez de usar uma lista escrita das coisas que você precisa comprar, faça desenhos dos itens. Então, quando você chegar à loja, tente ver quantos produtos consegue se lembrar sem olhar para a lista. Você provavelmente ficará surpreso com o grande número de coisas que você conseguirá lembrar sem fazer muito esforço.

Caso você precise se lembrar de um número relativamente grande e não tenha como desenhar no momento, tente usar a técnica da associação para criar um desenho na sua própria mente. Por exemplo, para lembrarmos do número 24612, podemos criar uma espécie de cena imaginária. Tente lembrar a sequencia desta maneira: “2 peixes, com 4 olhos cada, serviram 6 homens, sendo que cada 1 deles carregava consigo uma nota de 2 reais”. Viu como uma simples historinha pode ajudar a representar um número? Usando essas técnicas você poderá fortalecer ainda mais a sua memória e consequentemente se lembrará de mais detalhes no seu dia-a-dia.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

As 5 raças de gatos mais populares do mundo em 2023

Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…

44 minutos atrás

Band-aid, adoçantes e mais 2 coisas cancerígenas com as quais convivemos no dia a dia

Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…

19 horas atrás

Teoria afirma que Sol pode ter consciência própria. Será possível?

A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…

2 dias atrás

Como um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no Planeta Vermelho

A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…

3 dias atrás

Por que algumas pessoas possuem o umbigo para dentro?

O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…

4 dias atrás

Narlugas? Zebroides? Conheça 4 animais híbridos que realmente existem

Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…

5 dias atrás