A castanha-do-pará é uma semente nativa da região da Floresta Amazônica. Estudos indicam que ela faz parte da dieta humana desde o período Paleolítico, mas a sua primeira menção na literatura ocidental remonta a 1569, através dos colonizadores espanhóis. Apesar de ser conhecida pelo mundo como “castanha do Brasil”, o país que figura no topo da lista dos maiores produtores dessa semente é a Bolívia, cuja produção é exportada para várias nações que buscam contar com os seus benefícios medicinais. Que tal conhecer algumas das vantagens do seu consumo?
A castanha-do-pará é um ótimo alimento para pessoas que sofrem de ossos fracos. O cálcio, ferro, zinco, potássio e fósforo encontrados em sua composição se combinam perfeitamente para promover uma melhor densidade óssea. Consequentemente, essa combinação ajuda a reduzir consideravelmente o risco de fraturas e fortalece toda a estrutura óssea do corpo.
A castanha-do-pará ajuda a manter o revestimento do estômago intacto, além de promover a saúde dos intestinos. Isso é muito vantajoso para a absorção eficaz de nutrientes através da corrente sanguínea. A combinação de cobre, ferro e outros minerais ajuda o sistema digestivo a funcionar adequadamente e a absorver melhor os nutrientes.
A castanha-do-pará é rica em vitaminas, selênio e antioxidantes, que são essenciais na prevenção de várias infecções. Além disso, a tiamina e a riboflavina, também encontradas na castanha, são antibióticos que reduzem os efeitos das inflamações no corpo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças crônicas.
A castanha-do-pará auxilia o corpo a regenerar músculos e tecidos. Isso acontece porque ela fornece ao corpo as proteínas e a energia necessária para manter o processo metabólico que é responsável por essa regeneração. Vale lembrar que esse efeito também torna a castanha-do-pará um ótimo lanche pós-treino.
A castanha-do-pará é o lanche ideal para quem quer perder alguns quilos, pois contêm carboidratos, fibras e proteínas. Esta combinação fornece ao corpo o combustível adequado para se manter energizado ao mesmo tempo em que fica saciado por mais tempo. Uma castanha por dia já é suficiente para reduzir consideravelmente as chances de você desenvolver um desejo por lanches que não são saudáveis.
Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…
Leave a Comment