A pitaya (também conhecida como “fruta do dragão”, por causa da sua casca escamosa) é uma fruta originária da América Central, mas que também é cultivada em Israel, na China e no Brasil, mais recentemente. Suas variações apresentam diferentes esquemas de cores, mas sempre girando em torno de tonalidades relacionadas à cores como o rosa, vermelho e branco. Embora seja exótica, essa fruta é totalmente segura para o consumo, inclusive promovendo benefícios muito interessantes. Conheça alguns:
Fortalece o sistema imunológico
Os altos níveis de vitamina C encontrados na pitaya ajudam a estimular o sistema imunológico do corpo, ao mesmo tempo em que também estimulam a atividade de outros antioxidantes. Além disso a combinação dessa grande quantidade vitamina C com os minerais dessa fruta promove o combate aos efeitos dos radicais livres. Tudo isso contribui para um melhor funcionamento do sistema imunológico.
Auxilia na digestão
A pitaya possui uma grande quantidade de fibras, que por sua vez melhoram os movimentos intestinais que facilitam a passagem do alimento pelo trato digestivo. Dessa forma, o consumo desta fruta exótica pode ajudar a reduzir as chances do surgimento de problemas como a constipação e a síndrome do intestino irritável.
Promove a saúde cardiovascular
A pitaya pode ajudar a melhorar a saúde do sistema cardiovascular, pois diminui os níveis do colesterol ruim e aumenta os índices do colesterol bom. Um estudo realizado em 2010 e publicado na revista acadêmica “Pharmacognosy Research” descobriu que o consumo dessa fruta reduz significativamente os riscos do desenvolvimento de doenças cardíacas e pressão alta. Vale destacar que a pitaya também é uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas que ajudam a manter o coração em ótimo funcionamento.
Possui propriedades anticancerígenas
O consumo da pitaya pode ajudar na prevenção do câncer. Além da vitamina C, a pitaya contém um composto químico chamado “caroteno”, que promove uma ação anticancerígena que combate a formação de vários tumores. Além disso, o licopeno, responsável pela cor vermelha nessa fruta, ajuda a prevenir o câncer de próstata.
Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue
A pitaya ajuda a inibir os picos de açúcar que ocorrem no organismo depois que ingerimos alimentos com um alto índice glicêmico. Isso sugere que o consumo regular dessa fruta pode ser benéfico na prevenção de problemas comuns relacionados ao diabetes.
Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!