Não vamos mentir para nós mesmos, todos nós somos um tanto fascinados pela desonestidade proporcionada pela mentira. Infelizmente, mesmo com tudo o que sabemos sobre mentir, ainda é muito difícil detectar mentirosos, afinal, essa é uma tarefa muito mais complexa do que parece. Independente disso, aqui estão listados 14 fatos curiosos que ajudam a pelo menos aumentar o nosso grau de conhecimento sobre as questões por trás das mentiras.
1. Aproximadamente 60% das pessoas mentem pelo menos uma vez em conversas de dez minutos, de acordo com um estudo publicado na revista acadêmica Journal of Basic e Applied Social Psychology. Segundo a pesquisa, as pessoas fazem isso porque querem parecer mais simpáticas e competentes. Curiosamente, esse estudo mostra que, mesmo durante uma breve conversa, alguém provavelmente conta uma mentira ou duas.
2. Nossos cérebros se adaptam à mentira, sendo que isso pode realmente nos fazer mentir mais conforme o tempo passa. De certo modo, isso sugere que mentir é como uma planta, quanto mais você a cultiva, mais rápido ela cresce.
3. Quando contamos uma mentira as nossas pupilas se dilatam.
4. É muito difícil saber se alguém está mentindo. Estudos mostram que as pessoas conseguem identificar uma mentira com precisão em apenas 52% dos casos.
5. Pessoas que sofrem de afasia (doença que afeta a capacidade da pessoa de se expressar e de entender a linguagem escrita e falada) são melhores em detectar mentiras. Os cientistas acreditam que, como essas pessoas precisam confiar em pistas não-verbais para compensar as suas limitações, elas acabam sendo melhores em identificar mentiras.
6. Pesquisas mostram que os americanos mentem 11 vezes por semana em média.
7. Os detectores de mentira são mais falhos do que muita gente imagina, pois as reações corporais usadas como base de análise pelos polígrafos podem levar a conclusões errôneas. É por isso que esse dispositivo raramente é usado para incriminar alguém.
8. As pessoas que ouvem os mentirosos, em vez de observá-los, são geralmente melhores em detectar mentiras. Isso acontece porque as vozes tendem a apresentar um tom mais agudo e vibrante quando as pessoas estão mentindo.
9. Quando mentem, as pessoas são menos propensas a usar movimentos da mão.
10. É muito mais fácil identificar mentiras de pessoas íntimas. Isso acontece porque você já entende a personalidade delas, como elas falam, como gesticulam e quanto contato visual elas fazem.
11. Ironicamente, as pessoas que mentem com frequência também mentem para si mesmas.
12. Algumas crianças começam a mentir a partir dos dois anos de idade.
13. Os seres humanos costumam mentir mais na adolescência, mais precisamente entre os 13 e 17 anos de idade.
14. Pesquisadores acreditam que as primeiras mentiras começaram a se espalhar logo depois do desenvolvimento da linguagem. Mentir era uma maneira fácil de conseguir o que você queria de alguém sem ter que machucá-lo por isso.
A mentira pode ser algo mais curioso do que parece, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!