As tartarugas são animais muito muito velhos. Vivem no nosso planeta desde muito antes de nós humanos aparecermos. As tartarugas são animais muito muito velhos. Vivem no nosso planeta desde muito antes de nós humanos aparecermos. Você sabia que elas já existiam na época dos dinossauros? Vamos conhecer algumas curiosidades sobre elas!
- Algumas tartarugas podem viver até um ano sem comer nada.
- A maior tartaruga que existe é a tartaruga-de-couro. Ela tem em torno de 2 metros de comprimentos e 700 kgs.
- A tartaruga anda com a boca aberta para sentir o cheiro do ambiente, porque o cheiro chega até elas através da garganta.
- No mar, esses animais conseguem nadar até 20 km/h.
- As tartarugas não costumam viver em bando, são criaturas solitárias.
- A maioria delas são herbívoras, comem frutas e plantas. Mas existem algumas espécies que comem pequenos animais, como peixes e rãs.
- Dia 23 de maio é o Dia Mundial da Tartaruga.
- Mesmo as tartarugas terrestres tem uma grande capacidade de segurar a respiração. Elas precisam esvaziar os pulmões antes de se esconderem dentro do seus cascos.
- Elas sentem quando são tocadas no casco, porque ele tem terminações nervosas. Sentem cócegas e arranhões.
- Esses animais tem a visão, o olfato e a audição muito desenvolvidos. Além de um senso de orientação extremamente preciso.
- Existem cerca de 300 espécies de tartarugas no mundo.
- A tartaruga-da-amazônia é a maior tartaruga de água doce do mundo.
Leia também: Como as praias se formam?
- O sangue das tartarugas funciona como anticongelante, permitindo que elas aguentem temperaturas muito baixas.
- As tartarugas machos tem o rabo mais longo que o da fêmea. As fêmeas têm a barriga lisa, enquanto nos machos a barriga é curvada.
- Em 1968 uma tartaruga foi enviada ao espaço. A nave circulou a lua e voltou a Terra. O animal perdeu 10% do seu peso, mas retornou ao planeta em boas condições.
- As espécies de lugares mais quentes têm o casco com cores mais claras, enquanto as de regiões mais frias têm o casco mais escuro.
Você conhecia essas curiosidades? Conta pra nós!