Bater continência é uma expressão comum em nosso país, porém não é por ser comum que seja efetivamente compreendida por todos e pensando nisso hoje viemos esclarecer: O que é uma continência?
Pois bem, a continência é um gesto militar de saudação e serve como forma de demonstrar respeito e apreço por seus superiores na escala de importância. Além disso, ela também pode ser feita em respeito a subordinados, pares e até mesmo símbolos como a própria bandeira nacional. Para executa-la é preciso estar em pé e movimentar sua mão direita até a cabeça, sempre com a palma da mão para baixo. O gesto executado com a mão esquerda só é aceito em raríssimos casos como, por exemplo, se o soldado estiver segurando seu rifle com a mão direita e o apoiando sobre o ombro. Também é aceita se você estiver manuseando ou operando algum equipamento que exija o uso da mão direita como andar de moto, por exemplo. Por último, caso a mão direita tenha sofrido alguma lesão ou tenha sido amputado, pode ser usada a mão esquerda na hora da continência.
Leia também: Como surgiu o aperto de mão?
Tudo começou durante a Era Medieval quando os cavaleiros precisavam se identificar aos seus superiores. Neste momento, a parte da frente de seu elmo era levantada para mostrar seu rosto. Perceba que o gesto de erguer esta parte da armadura é semelhante ao ato de bater uma continência. Ainda neste período, se você levantasse o elmo frente a outra pessoa, significava que você desejava Paz e não iria sacar sua arma.
Interessante, não é mesmo? Comente!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment