As bruxas já foram seres bastante temidos, inclusive houveram diversas perseguições à mulheres acusadas de bruxaria, muitas delas chegaram até serem mortas, queimadas em fogueira. Já vimos aqui a verdadeira história das bruxas de Salém, além delas muitas outras passaram por aqui e chegaram a ficar bastante conhecidas.
Nos tempos antigos, a população acreditava que algumas características específicas revelavam as bruxas. Bom, estamos no mês em que é comemorado o dia das bruxas e como já falamos mais acima, algumas delas ficaram bastante conhecidas. Prepare-se, pois hoje nós iremos conhecer 5 das bruxas mais famosas da história.
Marie Laveau
Muito provavelmente essa seja a bruxa mais famosas dessa lista. Marie Laveau nasceu no dia 10 de Setembro de 1794. Após a morte do seu marido em 1820, Marie tornou-se cabeleireira e começou a trabalhar para famílias brancas, mas ela não simpatizava muito com as pessoas brancas, até pelo fato de que Marie era maltratada. Além disso, muitas pessoas perseguiam a “bruxa-cabeleireira”.
Ela ficou conhecida como praticante de vodu e até os dias de hoje ela é conhecida como a Rainha dos Vodus. Uma curiosidade interessante é que Marie possuía uma cobra de estimação que colocou o nome de Zumbi. A série americana “American Horror Story” contou parte da história de bruxa ao longo da terceira temporada.
Alice Kyteler
Dame Alice Kyteler nasceu no ano de 1280 e foi a primeira mulher a ser condenada por bruxaria na Irlanda. Ela se casou 4 vezes e em um desses casamentos, foi acusada de envenenar o marido. Alice fugiu do país após uma de suas empregadas confirmarem que a mulher prestava cultos ao diabo e fazia sacrifícios de animais. Além disso, a empregada também revelou que Alice realizava práticas de bruxaria.
Em 1324, Alice foi apresentada a Richard de Ledrede , bispo de Ossory que naquela época procurava defender as leis da igreja e da moralidade. O bispo escreveu ao chanceler da Irlanda , Roger Utlagh (Outlaw), exigindo que a Alice fosse presa. Um ano depois, a “bruxa” morreu, mas não existem fatos concretos de como isso aconteceu.
Maggie Wall
Maggie Wall é uma das bruxas mais misteriosas do mundo, isso porque na Escócia existe um monumento feito de pedras e com uma cruz no topo que mede 6 metros de altura e tem escrito: “Maggie Wall queimada aqui em 1657 como uma bruxa”.
Mas o mais estanho disso é que não há registros do julgamento, nem tampouco da existência de Maggie, ainda assim o local é bastante visitado e muitos deixam ofertas para a bruxa. Além disso, há quem afirme com convicção que Maggie realmente existiu.
Joan Wytte
Conhecida como a fada da briga, Joan nasceu no ano de 1775 em Bodmin, ela foi uma vidente e curandeira. Por diversas vezes as pessoas acreditavam que ela estava em possessão demoníaca devido sua força fora do normal e o forte temperamento.
Joan Wytte morreu em 1813, aos 38 anos, mas não foi enterrada nessa época. Os restos mortais de Wytte somente foram enterrados em 1998, mais de 185 anos depois da sua morte.
Violet Mary Firth Evans
Violet nasceu no País de Gales em 1890, foi uma autora e adepta do ocultismo, ela é considerada por muitos a mais famosa bruxa da era moderna.
Ela usava “Dion Fortune” como o seu pseudônimo e fundou junto com o seu marido a “Fraternidade da Luz Interior” no ano de 1924. A bruxa afirmou que participou da “Magical Battle of Britain” que era a forma de alguns ocultistas britânicos ajudarem magicamente impedir a invasão alemã.
Muitas outras bruxas famosas passaram por aqui e de alguma forma deixaram suas marcas. Algumas foram acusadas de bruxaria, outras afirmaram que praticavam as artes do ocultismo. Mas a verdade é que ninguém nunca conseguiu comprovar que alguma delas era realmente uma bruxa, então fica a dúvida no ar se elas realmente conseguiam lançar feitiços, encantamentos, entre outras coisas.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre essas bruxas? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!