Quaresma é o período de 40 dias que antecedem a principal celebração do cristianismo, a Páscoa, que representa a ressurreição de Jesus Cristo. Você sabe como ela surgiu e como funciona a quaresma? Vamos descobrir.
A origem da Quaresma
Por volta de duzentos anos após o nascimento de cristo, os cristãos começaram a se preparar para a Páscoa, com três dias de jejum e oração. A quaresma surgiu no século IV, por volta do ano 350 a igreja estipulou o tempo de preparação para a Páscoa em 40 dias. Nesses quarenta dias os cristãos se preparavam para a páscoa com jejum, oração intensa e penitência. O número 40 foi escolhido pelo significado simbólico que tem na bíblia. Foram 40 tentações de Jesus, 40 dias de dilúvio, 40 dias Moisés ficou no Monte Sinai, 40 anos o povo judeu ficou no deserto.
Leia também: Exorcismos existem na vida real?
Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo IV, a quaresma deve começar na quarta-feira de cinzas e terminar na quinta-feira santa. Esse tempo de quarenta dias também foi inspirado numa catequese que a igreja fazia antigamente. Essa catequese durava quarenta dias, onde os pagãos se preparava para receber o batismo.
Como funciona a Quaresma
Nesses quarenta dias, os cristãos se dedicam a reflexão e a conversão espiritual. Costumam se recolher em oração e penitência para lembrar os 40 dias que Jesus passou no deserto e seu sofrimento na cruz.
Os ministros da igreja se vestem de roxo, que é a cor que simboliza o a tristeza e a dor, luto e penitência. Os cristãos acreditam na preparação através de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações. A quaresma termina no sexto domingo, chamado de Domingo de Ramos. É assim chamado pois antes da missa principal, é realizada a benção dos ramos.
Você sabia algo sobre a quaresma? Conta pra nós!