Certamente você já ouviu falar sobre a Ritalina. Ela é um remédio que tem como princípio ativo o Cloridato de Metilfenidato, que é um estimulante do sistema nervoso. Mas para que ele serve? Quando é indicado? Quem deve tomar? Vamos descobrir mais sobre esse medicamento.
Como funciona a Ritalina
Este medicamento é uma anfetamina, ele atua estimulando as atividades de determinadas áreas do cérebro pouco ativas, assim promove um aumento do nível de concentração e atenção, também diminui a sonolência. Ele também age diminuindo o comportamento impulsivo. O medicamento aumenta o reaproveitamento de neurotransmissores, como a dopamina e a norepinefrina no cérebro.
Leia também: Para que serve o Tylenol?
Para que serve a Ritalina?
Ela é usada para tratar casos de narcolepsia, que é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia, mesmo que a pessoa tenha dormido bem durante a noite. Ela atua aliviando o sono ao longo do dia.
Mas esse medicamento é usado principalmente para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
É um distúrbio comportamental observado em crianças e jovens. Ele afeta cerca de 3% das crianças. Esse transtorno deixa a pessoa inquieta, com dificuldade para se concentrar em uma atividade durante um determinado período do tempo, irritadiça, impaciente. O transtorno causa dificuldades no aprendizado e nas atividades da escola. O uso da Ritalina melhora os sintomas, possibilita que as crianças e jovens melhorem o rendimento escolar e a vida. Pois o TDAH é um transtorno sério, que afeta a vida dos portadores, quando crianças podem ser consideradas distraídas, estabanadas, e principalmente agitadas. Quando jovens tem dificuldade com socialização, regras e limites. O TDAH em adultos se manifesta com desatenção em coisas do cotidiano, inquietude, impulsividade.
Quem pode tomar Ritalina?
A Ritalina só pode ser comprada com receita medica. Portanto, se você acha que pode ter esse transtorno, visite um médico para que ele possa orientá-lo.
Este medicamento não funciona para melhorar o rendimento e estudo de quem não possui TDAH, portanto seu uso não é recomendado.
Você já conhecia esse medicamento? Conta pra nós!