Com o início do Outono, é comum ouvirmos a palavra Equinócio por aí. Mas o que exatamente é? Vamos descobrir!
O que é?
Equinócio é o momento exato em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões próximas a linha do Equador. Esse fenômeno acontece duas vezes por ano e marca o começo do Outono e o começo da Primavera.
Como ele acontece
O sol está diretamente sobre a linha do Equador. Sua luz incide de maneira igual sobre o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul. Quando nosso planeta está nesse ângulo, todas as áreas do planeta recebem a mesma quantidade de luz e trevas. Dessa forma, durante o Equinócio, o dia e a noite tem o mesmo tempo de duração: exatamente 12 horas.
Leia também: Você sabe o que é Sexta-Feira Santa?
Curiosidades sobre este evento
-
- No Hemisfério Norte ocorrem também os fenômenos da Aurora Boreal.
-
- Em algumas culturas, principalmente as nórdicas, o Equinócio da Primavera era festejado com comemorações. Essas comemorações deram origem a costumes que hoje estão relacionados com a Páscoa da religião cristã.
-
- O Equinócio de Outono provoca alteração biológica nos seres vivos, como a queda de folhas das árvores e animais se preparando para hibernar.
-
- Durante ambos os eventos, tanto de primavera quanto de outono, o sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste.
-
- A palavra Equinócio tem origem no Latim. É derivado das palavras aequi e nox, que significam igual e noite.
-
- O dia do Equinócio de Primavera é também o dia do Ano Novo do calendário Persa. Cerca de 300 milhões de pessoas celebram essa data, chamada lá de Nowruz. Ela é comemorada por vários países da Ásia Central, entre eles: Afeganistão, Irã, Azerbaijão, Cazaquistão.
- Este acontecimento de março é comemorado pelos budistas como o dia que os espíritos dos mortos passam ao nirvana.
Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!