Imagine que você está acordado até altas horas da noite maratonando séries quando de repente bate aquela fome. Na cozinha, você abre o saco de pães e descobre que o único que restou apresenta mofo em um dos lados. Agora vamos supor que, na tentativa de evitar o desperdício, você resolve cortar e jogar fora a parte mofada e aproveitar a outra parte supostamente “intacta”. Mas será que apenas jogar fora a parte com mofo e aproveitar o resto do pão realmente evita quaisquer problemas com fungos?
Primeiramente, é importante deixar claro que, embora o mofo possa parecer relativamente inofensivo, ele pode ser muito prejudicial. Na verdade, existem centenas de milhares de variedades de mofo, sendo que boa parte delas causam alergias e problemas respiratórios. Em alguns casos, esses bolores produzem micotoxinas, que são venenos capazes de deixar as pessoas e quaisquer outros animais doentes. E adivinha onde uma das micotoxinas mais famosas (a aflatoxina) costuma crescer? Em grãos e no trigo, duas coisas que compõem a receita de muitos tipos de pães. A aflatoxina é um dos tipos de mofo mais estudados e monitorados por aí, mas apesar de toda a atenção, ela não foi totalmente erradicada, embora fábricas em todo o mundo sejam monitoradas para garantir que os níveis de aflatoxina permaneçam dentro dos limites aceitáveis.
Mas vamos voltar ao nosso pão que possui mofo em um dos lados. Será que está tudo bem se você cortar as partes mofadas e comer o resto? Na verdade, o consumo de qualquer alimento mofado (incluindo o pão) é totalmente desaconselhado por especialistas, ainda que você corte a parte mofada e a jogue fora. Isso acontece porque o que você vê na parte mofada do pão é apenas a ponta de toda a “colônia” do mofo. Além dessa parte facilmente perceptível, o mofo possui raízes onde as micotoxinas gostam de crescer, que muitas vezes não são visíveis a olho nu. Além disso, bactérias invisíveis que podem estar no pão também podem deixá-lo doente.
Então, da próxima vez que você for comer o seu pão, observe-o com bastante atenção. Se houver algum tipo de mofo na superfície, é melhor procurar um outro lanche para saciar a sua fome. A sua saúde agradece!
Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment