O cardamomo é uma especiaria muito popular em várias regiões do planeta, apesar do seu preço relativamente caro. Na verdade, ele é o terceiro tempero mais caro do mundo, mas que ainda assim mantém um papel importante na cultura e culinária da Índia, lugar onde sempre foi famoso. Considerado um primo do gengibre, o cardamomo tem um sabor naturalmente doce, mas ao mesmo tempo ardido, o que o torna ideal para o tempero de alguns alimentos condimentados. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?
O cardamomo tem a capacidade de ajudar na digestão dos alimentos, especialmente as gorduras. Isso acontece porque ele estimula a produção de sucos digestivos, incluindo a bile, que é essencial para a quebra das gorduras dos alimentos que ingerimos. Ao digerir eficientemente os alimentos que comemos, as chances de desenvolver azia ou refluxo ácido diminuem consideravelmente, já que o ácido clorídrico não precisa persistir por longos períodos de tempo no estômago.
Graças ao seu potencial antibacteriano, o cardamomo consegue eliminar muitas das bactérias bucais mais resistentes. Além disso, ele estimula o fluxo salivar que ajuda a limpar os dentes após as refeições, reduzindo o risco de desenvolver cárie dentária. Também vale destacar que o óleo de cardamomo refresca o hálito, portanto pode ser usado sem problemas.
O cardamomo é rico em compostos antioxidantes naturais que ajudam a prevenir o desenvolvimento de placas ateroscleróticas nas paredes dos vasos sanguíneos, prevenindo problemas como ataques cardíacos e derrames. Essa especiaria também ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue ao aumentar a atividade fibrinolítica na corrente sanguínea. Uma maior atividade fibrinolítica promove uma maior quebra de possíveis coágulos, reduzindo significativamente a probabilidade de desenvolver um ataque cardíaco ou derrame como resultado de um bloqueio nas artérias.
O cardamomo exerce efeitos broncodilatadores nos pulmões, o que é extremamente benéfico para os asmáticos que correm um maior risco de sofrer de broncoconstrição. O consumo regular dessa especiaria também pode reduzir a frequência de ataques de asma.
Por ser diurético, o cardamomo pode ajudar a eliminar toxinas do corpo através da urina ao mesmo tempo em que preserva a saúde dos rins e reduz a pressão sanguínea no processo. Isso é mais útil em pessoas que também sofrem de dificuldade para urinar, como homens com problemas de próstata.
Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment