A alfafa é uma leguminosa bastante interessante, pertence a mesma família do feijão e é comumente consumida como broto em sanduíches, sopas, saladas e diversos outros pratos. Além disso, suas folhas também podem ser utilizada para fazer chás. Mas afinal, quais seus benefícios à saúde?
Retarda o envelhecimento precoce
Devido a sua riqueza em polifenóis, um potente antioxidante, a alfafa auxilia muito no combate do envelhecimento precoce, degeneração cerebral e também auxilia na melhora de todo o corpo.
Redução no colesterol
Estudos com ratos afirmam que a alfafa é capaz de auxiliar na redução do colesterol e também forma placas ateroscleróticas, porém até o momento esses efeitos ainda não foram testados e/ou comprovados em seres humanos.
Melhora a coagulação do sangue
Em função de sua grande quantia de vitamina K, o alimento é excelente no auxilio da coagulação do sangue, porém caso você utilize anticoagulantes devido a alguma complicação em sua saúde como trombose, por exemplo, é muito importante que você evite o alimento.
Emagrecimento saudável
A leguminosa possui pouquíssimas calorias e é rica em fibras e bons nutrientes para sua saúde, assim auxiliando as pessoas no emagrecimento desde que seja combinada a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos.
Sistema imunológico fortificado
A alfafa também possui muita vitamina C além dos antioxidantes já mencionados, o que fortalece muito as defesas do nosso organismo.
Ação diurética
O alimento é excelente para quem deseja se livrar das águas acumuladas já que é rico em magnésio e potássio, o que a torna um alimento diurético. Isso graças a ação do potássio que passa pelo rim e auxilia a excretar mais água e sódio pela urina. O efeito é maior quando é feito chá da folha de alfafa.
Gostou da curiosidade? Costuma comer alfafa? Comente!